- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Profissionais do Hospital Universitário são capacitados em ventilação mecânica invasiva
24 de dezembro de 2018 - 09:56, por Marcos Peris
Profissionais de saúde e residentes do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) foram capacitados em medidas preventivas contra pneumonias associadas ao uso de ventilação mecânica. O objetivo é evitar ou reduzir a incidência da patologia e com isso melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários, garantindo assim maior segurança nos processos assistenciais.
“A pneumonia associada a ventilação mecânica constitui um grave problema de saúde pública, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva”, observou Ana Libório, profissional responsável pelo setor de Qualidade e Vigilância em Saúde do HUL. “O evento está associado ao aumento do tempo de internação hospitalar, aos índices de morbidade e mortalidade, e eleva de forma expressiva os custos assistenciais”, destacou.
Para ela, o que se objetiva com a iniciativa é a redução da incidência de casos, evitando assim danos desnecessários aos usuários. “Diante dos impactos que possam ser gerados ao paciente e ao serviço de saúde foi percebida a necessidade de capacitação da equipe multidisciplinar do hospital, e de abordar as medidas preventivas recomendadas pela legislação”, explicou.
PAV
A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) representa a infecção relacionada a assistência à saúde mais recorrente em Unidades de Terapia Intensiva, com taxas de incidência que variam de 10 a 30%. De acordo com a literatura específica, esse tipo de infecção está intimamente relacionada à duração da ventilação mecânica invasiva. Estima-se que aproximadamente 33% dos pacientes com diagnóstico confirmado de PAV evoluem a óbito em decorrência direta dessa infecção.
“A capacitação tanto melhora a qualidade do serviço prestado aos pacientes quanto a segurança do profissional em realizar os atendimentos ou condutas”, comentou Leila Fernanda, uma das palestrantes do evento e fisioterapeuta do HUL. “Além de manter o colaborador atualizado”, disse.
O evento foi promovido pelo Setor de Qualidade e Vigilância em Saúde, em parceria com a divisão de Gestão de Pessoas e a fisioterapeuta Leila Fernanda, responsável técnica da UTI do HUL.