- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Universitário capacita servidores em BLS e Primeiros Socorros
7 de dezembro de 2018 - 15:50, por Marcos Peris
O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) promoveu ao longo destas duas semanas os cursos de Suporte Básico de Vida, conhecido por BLS (Basic Life Support, em inglês) e de Primeiros Socorros, voltados para 180 dos seus profissionais da área de Enfermagem. A capacitação tem por base os protocolos de suporte, necessidades assistenciais e educação permanente do corpo funcional da instituição hospitalar.
O treinamento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Integral (Simulações e Práticas), localizado no Campus UFS Lagarto. O curso de BLS foi oferecido para seis turmas de 30 profissionais cada, com carga horária de 8 horas. E o de Primeiros Socorros para duas turmas de 90 profissionais cada, com carga horária de 4 horas. Além do aperfeiçoamento técnico, os cursos também poderão ser utilizados para fins de pontuação em progressões funcionais no HUL.
“Esses cursos foram estrategicamente escolhidos visto que o Hospital Universitário de Lagarto faz parte da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Sergipe”, ressalta o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Sendo referência, portanto, para esse tipo de atendimento”.
Professor Manoel lembra que hoje o HUL não atende apenas a região de saúde de Lagarto, mas todo o Estado. E que dessa forma os cursos de Primeiros Socorros e BLS ofertados agregam valor ao conhecimento dos profissionais, qualificando assim o melhor cuidado em favor dos usuários. “Some-se a isso o fato de sermos um hospital-escola, e esse conhecimento adquirido também será passado aos alunos/internos, estagiários e residentes que convivem no dia a dia com esses profissionais”, acrescenta.
Para Luana Dantas, responsável pela Divisão de Enfermagem do HUL, “as capacitações são de extrema importância para o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais, melhorando a qualidade da assistência e oferecendo maior segurança aos pacientes nos cuidados prestados”.
As capacitações foram realizadas pelo Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência de Sergipe (NESES), envolvendo conhecimento teórico e prático, inclusive com utilização de encenações e de simuladores que representam atendimentos e treinam os profissionais para atuar nas práticas assistenciais no ambiente hospitalar.
Fonte: HUL