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Hospital Universitário de Lagarto qualifica serviço de Hotelaria Hospitalar
4 de dezembro de 2018 - 15:23, por Marcos Peris
Uma nova forma de pensar o trabalho, com foco em indicadores e sob a ótica de que cada atividade faz parte de um processo. Essa é a proposta do Caderno de Processos e Práticas em Hotelaria Hospitalar da Ebserh, que está sendo implementado neste momento no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). A metodologia visa ampliar a oferta de conforto, segurança e bem-estar ao público usuário da unidade hospitalar.
São grupos de serviço da Hotelaria Hospitalar o processamento de roupas e gestão de enxoval, o descarte de resíduos, a higienização hospitalar, o funcionamento do transporte externo de paciente (ambulância) e o fornecimento de dieta enteral. A iniciativa objetiva ainda a redução de custos, a minimização de desperdícios, a segurança para pacientes e profissionais, e a qualidade dos serviços assistenciais.
No decorrer de aproximadamente duas semanas o modelo estará sendo apresentado, discutido e pactuado pela consultoria Elo Goup, parceira da Ebserh no projeto, junto a gestores, equipes e profissionais responsáveis pelo setor no hospital, envolvendo visita para ambientação com a estrutura física do HUL; análise de indicadores e contratos; construção de soluções a partir dos pontos de melhoria levantados; definição de ações e prazos; e monitoramento de resultados.
“O que já praticamos e agora estamos aprimorando encontra respaldo em uma tendência que veio livrar as instituições de saúde da chamada ‘cara de hospital’, e que traz em sua essência uma proposta de adaptação à nova realidade do mercado, modificando e introduzindo novos processos, serviços e condutas”, ressalta Marconi de Almeida Nascimento, responsável pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HUL. “E isso, num contraponto a um certo cenário hospitalar histórico, que em todos os seus aspectos tem se mostrado em descrédito constante por toda a população que necessita de serviços de saúde”, pondera.
O programa também contempla a realização de reuniões para construção do plano de implementação e validação das soluções propostas. E para a finalização do projeto e início da implantação das ações pactuadas, considerando o entendimento do serviço, dinâmica de execução, contratos, processos, práticas e principais indicadores envolvidos.
“Os cadernos de processos e práticas são importantes porque determinam a qualificação dos fluxos de trabalho executados por uma determinada área, mostrando o detalhamento dos processos e atividades por meio da descrição das práticas em execução, bem como dos indicadores de desempenho”, destaca Hiram Deiques Peres, responsável pelo Setor de Logística do hospital. “A aplicação no HUL é importante porque aplicaremos as melhores práticas e processos, aprimorando assim a gestão e o atendimento aos usuários”, observa.
“A implementação do caderno de práticas de hotelaria é fruto de uma pareceria exitosa envolvendo sede e HUs em que a Ebserh se valeu do seu valioso ativo que é a Rede de Hospitais Universitários”, observa João Fernandes, da consultoria Elo Group. “O HUL coroa a fase final dessa iniciativa de maneira especial por apresentar a atmosfera perfeita para a disseminação da cultura de processos”, destaca.
Para o responsável pela Unidade de Hotelaria do HUL, Inácio Venâncio Farias Júnior, os objetivos principais ligados ao setor estão sustentados no tripé qualidade dos serviços assistenciais; segurança para pacientes e profissionais; e redução de custos e minimização de desperdícios. “Com isso, a replicação do Caderno de Processos e Práticas da Hotelaria chegou em um momento bastante oportuno, pois estamos consolidando nossas atividades e servirá como uma base de apoio técnico”, informa.
Um dos profissionais que atuam no Setor de Logística/Unidade de Hotelaria, o assistente administrativo Marcos Antonio Gonçalves Souza lembra que são realizados diariamente levantamentos de demanda junto aos vários setores da unidade hospitalar. “Visando, de forma sistêmica, garantir mais conforto, segurança e bem-estar aos usuários, bem como aos profissionais”, comenta. “A replicação do Caderno de Processos e Práticas faz parte da estratégia da Ebserh e vem como instrumento para que possamos através de indicadores aprimorar cada vez mais os serviços que ofertamos diariamente aqui no HUL”, enfatiza.
Fonte: HUL