Mais de 20 mil sergipanos podem ter benefício cortado por falta de cadastramento

29 de novembro de 2018 - 04:59, por Marcos Peris

Segundo dados da Secretaria Nacional de Assistência Social, 22.504 sergipanos, entre idosos e pessoas com deficiência, ainda não fizeram o cadastro e podem ter o benefício cancelado. O prazo para inscrição dos beneficiários no CadÚnico termina em dezembro desse ano. A questão foi apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) por meio de representação da Associação dos Deficientes Motores de Sergipe.

A problemática ocorre porque o Decreto 8.805/2016 passou a exigir a inscrição no Cadastro Único, o chamado CadÚnico, como requisito obrigatório para concessão, manutenção e revisão do BPC. Desde então, o Ministério do Desenvolvimento Social vem orientando os gestores da assistência social, nos municípios, para inclusão dos beneficiários no CadÚnico. A orientação, que começou lá no final de 2016, conta com a realização de oficinas, publicação de instruções, divulgação, modelos de cartazes e folders e até mesmo contato direto com as pessoas que recebem o benefício.

No final de julho, o MPF encaminhou expediente aos prefeitos de todos os 75 municípios sergipanos solicitando a adoção de providências, de busca ativa, para que fossem localizadas as pessoas beneficiárias do BPC que ainda não realizaram a inscrição no Cadastro Único. “É importante que essas pessoas sejam orientadas, sob pena de cancelamento do benefício, fator que causaria prejuízo não somente aos beneficiários, mas também à própria economia da municipalidade, pois são recursos federais que, em regra, circulam no mercado de produtos e serviços do município de residência do beneficiado”, destacava à época o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach.

Números em Sergipe

A pedido do MPF, a Secretaria Nacional de Assistência Social informou, na última semana que, em relação a Sergipe, das 42.519 pessoas com deficiência que recebem o BPC, 16.741 ainda estão fora do CadÚnico (39,4%); já das 16.887 pessoas idosas beneficiárias, 5.763 seguem fora do CadÚnico (34,1%).

Ao todo, portanto, são 22.504 pessoas em Sergipe que podem ter o BPC cancelado em breve. “É fundamental que os gestores municipais atuem, bem como que a imprensa em todo o estado colabore e tente levar essa informação a todos os lugares”, conclama o procurador Ramiro Rockenbach.

Fonte: MPF/SE

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br