- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Júnior Souza: O paratleta que não desistiu da vida e subiu ao pódio
3 de outubro de 2018 - 10:05, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nem todas as pessoas conseguem utilizar os desafios e as provações da vida para se projetarem em busca da realização de um sonho. As vezes por não ter mais esperança. Contudo, o lagartense José do Carmo de Souza Júnior, ou simplesmente Junior, de 34 anos, retirou forças de um acidente e realizou o sonho de ser fisiculturista.
Tudo começou em 2014, no povoado Gravatá, zona rural de Itaporanga, quando Júnior cochilou na direção de uma motocicleta e passou direto por uma curva. O acidente resultou na perda do movimento das duas pernas, devido a quebra da sua coluna, a qual possui oito parafusos e duas astes.
“Depois da cirurgia, fiquei um ano e meio sem mexer as pernas, até que comecei a retomar os movimentos da perna direita, que hoje está 90%, e a esquerda foi no mesmo jeito, mas ela reduziu a sensibilidade em 50%. Do joelho pra baixo tenho zero de força, então uso órtese”, observa.
Com o lento retorno dos movimentos das pernas e com a ajuda de andador e bengalas, Júnior deu início a readaptação fazendo o que mais gosta: exercícios físicos. Tentou voltar as academias de ginástica por três vezes, mas logo saia, porque ficava constrangido em ter que pedir ajuda as pessoas em tudo o que fazia.
“Ai voltei a pedalar, comprei um triciclo, através de uma rifa, e na primeira andada quase quebrei a costela. Ai resolvi voltar para a academia, lá amarrava o pé no pedal da bicicleta e ficava pedalando. Com isso, fui pegando condicionamento físico, e ai surgiu a vontade de pegar um pesinho e voltei a malhar. Voltei devagar”, conta.
Antes do acidente, Júnior sonhava em ser fisiculturista e costumava acompanhar as notícias das competições e as páginas de alguns desportistas do segmento. Contudo, mesmo sem esperança de um dia realizar o sonho, foi em sua volta para as academias que ele conheceu Elvis Araújo, um treinador e bodybuilder que o fez chegar a 2° colocação do Campeonato Sergipano de Parafisiculturismo.
“Ele foi me incentivando em relação a malhação e a alimentação. Com um certo tempo, ele me chamou para participar do campeonato e como eu tava com o corpo mais evoluído, decidi ir. Então ele me preparou por 28 dias e acabei ficando segundo lugar. A sensação foi incrível. Subir ao pódio foi emocionante, porque depois do acidente fiquei sem perspectiva, a não ser acabar de viver até a chegada da morte”, descreve.
Ao Lagarto Notícias, o paratleta de 34 anos contou que, apesar de ter subido ao pódio e realizado o sonho de se tornar fisiculturista, esta não foi a sua maior vitória. “Mesmo sem competir com ninguém, me sinto vitorioso só por estar vivo e fazer o que eu gosto”, salienta.
Atualmente, Júnior cursa engenharia no campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e busca uma aprovação no concurso do Banco do Nordeste. Mas entre as horas de estudo, ele dedica parte da sua manhã ao treinamento na academia Bahia Gym, que decidiu apoiá-lo na jornada rumo a competição estadual que será realizada em maio de 2019.
Em nota, academia afirmou que decidiu apoiá-lo devido a forma como o mesmo vem lidando com os desafios. “Nós, da Academia Bahia Gym, recebemos com muito carinho esse atleta que independente de qualquer limitação luta por seus sonhos e objetivos fazendo das dificuldades degraus pra subir cada vez mais alto, sendo um exemplo pra todos. É um prazer pra gente defender essa causa e mostra que se você quiser você consegue”, destacou a marca.
A nossa reportagem, o paratleta falou que o apoio foi um divisor de águas em sua jornada esportiva. “Agora terei mais tempo e condições para me preparar para o campeonato sergipano, que vale vaga na etapa nacional e eu almejo conquistar o primeiro lugar para poder representar o estado na etapa nacional”, encerra