- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HUL e Simão Dias discutem integralidade da atenção e cuidado aos usuários
7 de agosto de 2018 - 08:44, por Marcos Peris
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 6, no Hospital Universitário de lagarto (HUL-UFS), gestores de saúde de Simão Dias e da unidade hospitalar discutiram o avanço da parceria e da articulação entre a as instituições visando a continuidade do atendimento aos usuários dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS) local.
Dentre os pontos discutidos e analisados, a importância da integralidade da atenção e cuidado aos usuários; o Programa Melhor em Casa, iniciativa já existente em Simão Dias, que foi o segundo município de Sergipe a aderir ao programa federal – que leva atendimento médico às casas dos pacientes oferecendo um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias; e as estratégias e ações em torno da Atenção Básica ou Atenção Primária em saúde, conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde.
“O propósito foi avançar na integração entre o Hospital Universitário e o município de Simão Dias, promovendo uma continuidade no cuidado e atenção ao usuário dentre da Rede”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel De Cerqueira Neto. “Com isso fortalecemos a comunicação entre as instituições, elevando a qualidade do acompanhamento do paciente”, observou.
Para Evelyn de Oliveira Machado, chefe da divisão do Cuidado e diretora Clínica do HUL o que se busca é potencialização do papel do hospital, de forma cada vez mais integral e plena na Rede de Atenção à Saúde. “Daí essa inciativa de afinação da relação de parceria que já estie entre o HUL e o município de Simão Dias”, enfatizou.
Município
Coordenadora do Programa Melhor em Casa, em Simão Dias, Jacqueline Daltro Moura lembrou que a iniciativa fortalece a parceria que deve existir entre os profissionais, programas e serviços de saúde. “Estamos buscando a articulação com a rede para otimizar o percurso e o acesso do usuário à rede de saúde”, disse. Paulo Batista, coordenador da Atenção Básica em Simão Dias, por sua vez, afirmou que a discussão e entendimento “potencializa a Rede de Atenção à Saúde com o objetivo de garantir a assistência ao usuário de forma integral”.
Também estiveram no encontro, pelo HUL, Érico de Pinho, chefe da Divisão Médica; Luana Dantas, chefe da divisão de Enfermagem; e Marcos Henrique, chefe da unidade de Regulação Assistencial. E pelo município, a enfermeira Priscila Neves; o fisioterapeuta Joaldo Silva; os técnicos em enfermagem André Jesus e Maria Betânia; e o motorista Leandro Carvalho.