- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Profissionais do HUL recebem treinamento no Hemose
24 de julho de 2018 - 11:59, por Marcos Peris
Os profissionais do Hospital Universitário de Lagarto que atuam no laboratório da unidade hospitalar estão passando por capacitação no Hemose, centro de referência em hemoterapia da rede de serviço de saúde do estado. O treinamento dos técnicos em laboratório e em patologia do HUL iniciou em 16 de julho e se estende até 10 de agosto, com duração de três a quatro semanas por equipe.
A capacitação está sendo realizada no laboratório Imunoreceptor do Hemose, envolvendo orientações práticas sobre a técnica em gel utilizada para realização de testes pré-transfusionais; prova de compatibilidade; pesquisa de anticorpos irregulares; prova cruzada; tipagem sanguínea; reclassificação ABO; fenotipagem RH estendida; e prova direta e reversa.
“Esse contato com um centro de referência permite uma visão mais ampla por parte dos nossos profissionais de todo o fluxo transfusional”, observa Beverton Alves Leite, farmacêutico bioquímico e chefe do Laboratório do HUL. “Esta aproximação tem a finalidade de promover o processo permanente e deliberado de aprendizagem por meio do aperfeiçoamento das capacidades individuais, garantindo assim a continuidade e segurança de todo o fluxo transfusional”, ressalta.
Para a gerente da Hemorrede, Mariamália Newton Andrade, a capacitação “atende a uma solicitação da Ebserh e visa a manutenção dos padrões de atendimento e procedimento para as atividades desenvolvidas nas agências transfusionais, em consonância com a legislação vigente orientada pela Política Nacional do Sangue do Ministério da Saúde”.
A iniciativa vai instrumentalizar os colaboradores do laboratório do HUL para o funcionamento e manutenção dos fluxos transfusionais, garantindo a segurança e eficácia dessa terapia na unidade hospitalar. Os funcionários também passam por atualização profissional em laboratório de imunohematologia e padronização de fluxos relativos aos procedimentos que garantem a segurança transfusional. “O aprendizado contínuo possibilita uma melhor assistência aos usuários, na medida em que qualifica os profissionais e promove maior segurança e eficácia ao serviço”, conclui Beverton Leite.