- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Programa do Governo Federal visa alfabetizar jovens de cinco povoados de Lagarto
21 de julho de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última quinta-feira (19) foi instituído em Lagarto o “ProJovem Campo – Saberes da Terra”, um programa do Governo Federal que visa oferecer qualificação profissional e escolarização a jovens agricultores familiares de 19 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.
De acordo com a Prefeitura de Lagarto, o programa contemplará 90 jovens oriundos dos povoados Crioulo, Tanque, Brasília, Rio Fundo e Assentamento do MST Che Guevara. Eles foram matriculados em um curso com duração de dois anos interruptos, e aulas de segunda a sexta-feira, no turno noturno, em sistema de alternância, intercalando tempo-escola e tempo-comunidade.
Além disso, como o programa, em seu projeto, procura respeitar “as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo”, os alunos assistirão aulas preparadas de acordo com a agricultura do município de Lagarto.
Vale lembrar que, apesar de possuir uma agropecuária forte, o município de Lagarto é um dos maiores produtores de mandioca seca do estado de Sergipe. Segundo dados da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em 2015, os agricultores sergipanos colheram 25.305 hectares de mandioca com uma produção de 380.182 toneladas, sendo município de Lagarto o maior produtor desta raiz.
Diante do lançamento do programa, o prefeito de Lagarto informou que o pagamento dos professores que ministrarão o curso já está assegurado, e pediu aos alunos que não desistissem do projeto, uma vez que, segundo ele, a luta pela sua implantação teve início ainda em 2012. “Que vocês valorizem este investimento individual na formação intelectual de cada um, conto com vocês”, disse o gestor.