- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
MPF pede a quatro municípios a adequação na cobertura vacinal contra a poliomielite
20 de julho de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Após o Ministério da Saúde informar que mais de 300 municípios possuem baixa cobertura vacinal contra a poliomielite, doença já erradicada e que sofre o risco de ser introduzida no país, o Ministério Público Federal pediu a quatro municípios sergipanos a adoção de medidas para a adequada vacinação de crianças.
Segundo o MPF, os quatro municípios que receberam os pedidos foram Monte Alegre, Simão Dias, Siriri e Pinhão. Eles são apontados pelo MS como os representantes sergipanos na tabela dos que apresentam cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite no estado.
Relembre: Quatro municípios sergipanos têm baixa cobertura vacinal contra a poliomielite
De acordo com o MPF, no ofício encaminhado as prefeituras, foi solicitado a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, a fim de assegurar a pais e responsáveis a possibilidade de atendimento fora do horário comercial; a observação rigorosa do Calendário Nacional de Vacinação;a implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), bem como o treinamento adequado dos servidores responsáveis pela utilização do referido sistema.
“Deverão ser adotadas, ainda, medidas para que os profissionais da atenção básica – inclusive os agentes comunitários de saúde – façam busca ativa das crianças de sua área de abrangência que não estejam com a caderneta de vacinação em dia. As escolas também deverão ser chamadas a contribuir com o cumprimento do calendário, sendo orientadas a verificarem, no momento da matrícula, a caderneta de vacinação do aluno e a informarem à família e às autoridades sanitárias em caso de ausência de doses obrigatórias”, acrescenta o MPF.