- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Rádios comunitárias de Lagarto poderão ter suas potências aumentadas
12 de julho de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última terça-feira (10), os senadores aprovaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta seguiu para apreciação na Câmara dos Deputados, e, se for aprovada, as três emissoras de Lagarto (Treze FM, Jenipapo FM e Juventude FM) poderão levar a sua programação a mais comunidades no município.
A proposta estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. Para Aloísio Andrade (Prefeitinho), presidente da Federação Sergipana das Rádios Comunitárias (Fesercom), a aprovação do projeto pelos deputados seguido da sanção presidencial culminará com algumas alterações.
Segundo ele, com o aumento a ser determinado pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), algumas rádios comunitárias poderão mudar o seu canal de atuação. “Por exemplo, a Juventude FM, para não chocar com uma rádio de Riachão do Dantas, poderá não funcionar mais na frequência modulada da 104,9”, esclareceu Prefeitinho.
A potência a ser aumentada será determinada pela Anatel, que já barrou a criação da Rádio Comunitária Retiro FM. Com isso, nem todas as rádios poderão ter o seu raio de transmissão aumentado. “Mas não nos preocupamos com isso, pois dando 50 KW para uma e 100 KW para outra já seria ótimo, pois levaríamos as nossas rádios para mais comunidades, principalmente, aquelas mais carentes”, pontuou Prefeitinho.
Alteração resolve problema em Lagarto
Para o presidente da Fesercom, o aumento da potência das rádios comunitários resolveria o problema de uma comunidade situada entre as rádios Juventude FM, Treze FM e Jenipapo FM.
“Em Lagarto há uma localidade conhecida por Visgueira, que não pega nenhuma das três rádios justamente por estar na barreira de transmissão delas. É uma chiadeira só”, destaca.
Atualmente, Sergipe possui 39 rádios comunitárias, sendo 27 em pleno funcionamento e 12 em estágio de instalação.