- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
50 anos do sacerdócio de Dom Mário e da UFS são comemorados em Lagarto
16 de maio de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na manhã da última terça-feira (15), foram comemorados os 50 anos de sacerdócio e consequente desembarque de Dom Mário Rino Sivieri, Bispo Emérito de Propriá, em Lagarto, bem como os 50 anos de fundação da Universidade Federal de Sergipe. A Missa em Ação de Graças reuniu lideranças políticas, acadêmicas, religiosas e de classes.
O ato religioso foi celebrado pelo bispo ítalo-brasileiro Dom Mário, que em sua homilia pediu para que as pessoas não desistissem dos seus sonhos. “Não podemos deixar de olhar para o futuro com os nossos sonhos e com o que já é realidade, como disse o reitor em relação a criação de uma maternidade aqui… São Paulo sofreu um bocado, mas não desistiu nunca”, disse o Bispo Emérito de Propriá.
Dom Mário ainda lembrou que o município de Lagarto é destaque em todo o mundo, por teus seus filhos ligados a fundação do Hospital do Câncer de Barretos e da Fazenda da Esperança. “E hoje eu agradeço a Deus por não ter voltado para a Itália, porque estou muito bem aqui em Lagarto, onde fui padre por 29 anos. Queria continuar por aqui quando morresse, mas é provável que levem meu corpo para Propriá”, acrescentou.
Já o Magnifico Reitor da UFS, prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli afirmou que assim como o bispo escolheu Lagarto para viver a sua aposentadoria episcopal, a UFS escolheu a cidade berço de Sílvio Romero para implantar um dos seus mais destacados campus universitários.
“Com toda certeza esta cidade orgulha-se dele, assim como nós da Universidade Federal de Sergipe temos orgulho de ter fincado nossa raiz nesta terra. Por isso, a UFS sente-se gratificada não somente por recebê-los nesta festa, mas em todos os momentos da vida social”, destacou Antoniolli.
Para o presidente da OAB/SE – Seccional Lagarto, Eduardo Maia, a celebração conjunta do aniversário da UFS e do sacerdócio de Dom Mário é um dos momentos mais marcantes da história do município de Lagarto. “Penso que quem ganha com essa mistura é a sociedade, pois Lagarto mostra a sua importância tanto na ciência quanto na religião, quanto no crescimento social aliado a OAB, que é uma instituição que preza muito pela produção científica e pela religião como uma entidade pacificadora. Então é um momento de júbilo para as três instituições”, pontuou Maia.
Entre os presentes na ação festiva estavam: a diretora geral do campus Lagarto, Dr. Adriana Andrade; o presidente da OAB Sergipe, Henri Clay Andrade; o prefeito de Lagarto, José Valmir Monteiro; o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa; diretores e servidores da UFS e os jovens da Fazenda da Esperança São Miguel, sediada na zona rural de Lagarto.