- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
História de Lagarto para quem tem pressa de conhecer
19 de abril de 2018 - 23:32, por Claudefranklin Monteiro
Embora sua história remonte ao século XVI, com a doação do Governo Português de uma Sesmaria ao seu Fundador, Antônio Gonçalves de Santomé, Lagarto tornou-se cidade a partir de 20 de abril de 1880, depois de ter sido Vila de Nossa Senhora da Piedade desde 20 de outubro de 1697.
Sua Paróquia foi criada em 11 de dezembro de 1679, portanto, tricentenária. E tem na devoção a Nossa Senhora da Piedade, marcas indenitárias muito profundas. Presente dos Carmelitas, após invocação para cura de uma moléstia.
Sua vocação econômica inicial foi a criação de gado e a agricultura de subsistência, concentrada em seu primeiro núcleo populacional e nomenclatura: Povoado Santo Antônio. Atualmente, sobressai-se um comércio diversificado e intenso, com um ainda incipiente fluxo industrial.
Politicamente, sobretudo, a partir da década de 70 do século XX, é marcada pela existência de dois grupos tradicionais que se rivalizam no poder, ora pelo domínio econômico, ora pelo populismo, sem grandes novidades que se firmem na preferência do eleitorado.
Culturalmente, para além de ser o berço de grandes intelectuais de renome nacional, como Sílvio Romero e Laudelino, tem nas expressões populares, na poesia e nas artes cênicas seu forte, capitaneadas por ações independentes, advindas das novas gerações, ou mesmo a partir da recém-criada Academia Lagartense de Letras.
Em termos educacionais, ainda carente de maiores e melhores investimentos na Educação Básica, Lagarto tornou-se, a partir do início do século XXI, uma cidade universitária em consolidada ascensão.