- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Com participação do Parafuso, Largo da Gente Sergipana é entregue à população
17 de março de 2018 - 23:01, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Neste sábado (17), dia do aniversário de Aracaju, o Instituto Banese e o Governo do Estado entregaram o Largo da Gente Sergipana, localizado na Av. Ido do Prado em frente ao Museu da Gente Sergipana.
O município de Lagarto foi representado pelo centenário grupo folclórico Parafuso, manifestação cultural representado com uma das esculturas que flutuam sobre o rio Sergipe.
Para os integrantes de cada um dos grupos, a satisfação de ver sua manifestação folclórica do coração imortalizada nas esculturas é motivo de grande alegria. É o caso de Éder Santana, de 34 anos, membro do grupo de Parafusos de Lagarto há 14. “É difícil dizer a emoção que a gente sente de ver uma estátua do Parafuso, porque o grupo é centenário, mas muitas pessoas não conhecem sua história. Então, a gente acaba sendo esquecida. Hoje, tendo um marco do Parafuso, as pessoas vão procurar saber o que significa. Então, para a gente é importante, porque tem uma valorização cultural”, afirmou.
Para a historiadora e uma das responsáveis pela pesquisa de conteúdo e produção textual, Josevanda Franco, o processo para implantação do projeto teve início em 2011, ainda no Governo do saudoso Marcelo Déda.
Ao longo desse período foi feito todo o processo para a liberação do espaço, pois a estrutura fica instalada às margens do rio Sergipe. Foram realizados o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Já com relação a homenagem ao município de Lagarto, Josevanda Franco, destacou que o município é um celeiro da cultura sergipana, e através da manifestação do grupo Parafusos, única, em termos de representação cultural.
A escultura do Parafusos tem o segundo maior peso, comparando com as demais. O espaço é composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência.
A historiadora discorreu ainda que o Largo da Gente Sergipana terá um papel importante na difusão da cultura no estado, pois permite que a cultura do museu (Gente Sergipana), possa sair do espaço físico para algo bem mais amplo, que é o Largo, com as esculturas simbolizando as manifestações.