Com participação do Parafuso, Largo da Gente Sergipana é entregue à população

17 de março de 2018 - 23:01, por Alexandre Fontes

Portal Lagarto Notícias

Neste sábado (17), dia do aniversário de Aracaju, o Instituto Banese e o Governo do Estado entregaram o Largo da Gente Sergipana, localizado na Av. Ido do Prado em frente ao Museu da Gente Sergipana.

Grupo folclórico Parafuso durante apresentação em Aracaju

Grupo folclórico Parafuso durante apresentação em Aracaju

O município de Lagarto foi representado pelo centenário grupo folclórico Parafuso, manifestação cultural representado com uma das esculturas que flutuam sobre o rio Sergipe.

Para os integrantes de cada um dos grupos, a satisfação de ver sua manifestação folclórica do coração imortalizada nas esculturas é motivo de grande alegria. É o caso de Éder Santana, de 34 anos, membro do grupo de Parafusos de Lagarto há 14. “É difícil dizer a emoção que a gente sente de ver uma estátua do Parafuso, porque o grupo é centenário, mas muitas pessoas não conhecem sua história. Então, a gente acaba sendo esquecida. Hoje, tendo um marco do Parafuso, as pessoas vão procurar saber o que significa. Então, para a gente é importante, porque tem uma valorização cultural”, afirmou.

Éder Santana, membro do grupo folclórico de Lagarto / Foto: ASN

Éder Santana, membro do grupo folclórico de Lagarto / Foto: ASN

Para a historiadora e uma das responsáveis pela pesquisa de conteúdo e produção textual, Josevanda Franco, o processo para implantação do projeto teve início em 2011, ainda no Governo do saudoso Marcelo Déda.

Ao longo desse período foi feito todo o processo para a liberação do espaço, pois a estrutura fica instalada às margens do rio Sergipe. Foram realizados o projeto arquitetônico e de urbanização, o estudo das marés, a sondagem de solo para o projeto estrutural e os estudos elétrico e luminotécnico, licença ambiental, autorização pelo Conselho Estadual de Cultura, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Capitania dos Portos, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Já com relação a homenagem ao município de Lagarto, Josevanda Franco, destacou que o município é um celeiro da cultura sergipana, e através da manifestação do grupo Parafusos, única, em termos de representação cultural.

A escultura do Parafusos tem o segundo maior peso, comparando com as demais. O espaço é composto por um píer que adentrará o leito do rio Sergipe, atracadouro para pequenas embarcações e espaço de convivência.

Foto: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Agência Sergipe de Notícias

A historiadora discorreu ainda que o Largo da Gente Sergipana terá um papel importante na difusão da cultura no estado, pois permite que a cultura do museu (Gente Sergipana), possa sair do espaço físico para algo bem mais amplo, que é o Largo, com as esculturas simbolizando as manifestações.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br