- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
A importância da prática de atividade física
16 de março de 2018 - 09:23, por Alexandre Fontes
Por Ramiro Wesley Fontes Santos
De Acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é vista como das maiores complicações de saúde do mundo. No Brasil os números são alarmantes, estima-se que mais de 50% da população está classificada com sobrepeso, esse número é confirmado em um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e divulgado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), nos anos 2008/2009 já era perceptível o crescimento deste problema no País.
Tendo em vista esse crescente, é possível questionar e pensar em métodos que possam contribuir no combate a obesidade, uma vez que a obesidade é uma condição crônica e fator de risco para outras doenças, como exemplo temos a hipertensão, diabetes e as doenças cardiovasculares. Outro fator relevante que irá favorecer a obesidade é a inatividade física, ou seja, indivíduos que não praticam atividade física ou exercício físico tendem a desenvolver esse quadro.
A atividade física é extremante importante, uma vez que essa prática irá causar alterações fisiológicas no organismo humano, o que isso quer dizer? São alterações que o organismo terá antes, durante e após a prática da atividade. Para facilitar a compreensão trarei pontos específicos, ou seja, durante a prática da atividade física são consumidos combustíveis energéticos (carboidratos, proteínas e lipídios) que acarretarão no gasto calórico e no catabolismo de algumas moléculas, dentre essas moléculas estarão as gorduras saturas e as gorduras trans, que são prejudiciais à saúde e contribuem para a obesidade.
Tendo em vista esse aspecto, a prática regular de atividade física irá potencializar e melhorar não somete qualidade de vida do praticante, mas também a sua saúde, trazendo como benefícios o combate a obesidade, o controle de pressão sanguínea, maior disposição para atividades do cotidiano (andar, correr, tarefas domésticas e urbanas, etc.), dentre outros aspectos.
Dessa forma, subentende-se que prática de atividade física deve ser rotineira na vida do indivíduo, desde que essa prática seja prescrita e acompanhada pelo Profissional de Educação Física, sendo que este profissional deve ter competências que irão respeitar alguns princípios, a individualidade biológica, a adaptação, a interdependência entre volume e intensidade, a sobrecarga, para assim contribuir no combate a obesidade e outras doenças que podem ser desencadeadas com a inatividade física.