- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Levantamento aponta alto índice de infestação do Aedes em Riachão do Dantas
29 de janeiro de 2018 - 08:52, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Segundo o primeira Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), seis municípios sergipanos, entre eles Riachão do Dantas e São Domingos, estão em situação de risco quanto a infestação do mosquito causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. A situação foi detectada no período de 02 e 29 de janeiro e deixa os municípios circunvizinhos em alerta.
Segundo a LIRAa, os municípios de Riachão do Dantas, Pedra Mole, Tomar do Geru, Siriri, São Domingos, Macambira e Itabaianinha apresentaram um índice superior a 3,9%, taxa mínima de classificação de risco alta. Como resultado, o município de Riachão, que apresentou o percentual de 5,9%, já registrou em 2018 um caso notificado de Microcefalia.
O estado não é uma ilha e os demais municípios localizados na região Centro-Sul permanecem em situação de alerta, apresentando índices um pouco abaixo dos 3,9%. Segundo os dados, Lagarto e Tobias Barreto apresentaram os menores índices de infestação: 2,9% e 2,2%, respectivamente. Enquanto Simão Dias e Poço Verde foram os que mais se aproximaram da classificação de risco com percentuais em torno dos 3,2% e 3,0, respectivamente.
LIRAa – é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, realizado a cada início de ciclo epidemiológico, o que ocorre a cada dois meses. Com isso, são realizados seis LIRAas no ano, quantitativo suficiente, na avaliação de Sidney Sá, desde que os municípios mantenham com eficiência o trabalho de controle e combate ao vetor. Feito por amostragem, o objetivo do levantamento é o de monitorar a presença do mosquito nos municípios e subsidiar os gestores no trabalho de combate ao Aedes.