- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Professores realizam mais um ato de protesto contra a gestão Gerana Costa
24 de janeiro de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A realidade vivida pelos professores da rede municipal de ensino de Riachão do Dantas não tem sido nada fácil. Após rejeitarem a proposta que visa o parcelamento em 20 vezes de todos os débitos da poder executivo, a categoria voltou as ruas para reivindicar os seus direitos. A manifestação culminou com um ato realizado a 50 metros do prédio da Prefeitura Municipal, em respeito a uma liminar expedida pela comarca local.
De acordo com a categoria, a Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas deve aos professores da rede os salários referentes a dezembro de 2016 e 2017, janeiro deste ano, parte do 13° e 1/6 das férias referentes a 2017. “Com essas dívidas, a prefeitura sugeriu parcelá-las em 20 vezes, mas não aceitamos porque seria uma perda muito grande. Sem contar que temos as dívidas em atraso e muita gente está sendo prejudicada”, argumentou o professor Sérgio França.
Enquanto a manifestação ocorria, uma viatura da Polícia Militar permaneceu estacionada na porta da prefeitura para fazer cumprir a decisão judicial. Entretanto a medida foi criticada pela deputada estadual Ana Lúcia (PT), a qual afirmou que a prefeita Gerana Costa se comporta como uma rainha, que mesmo com uma liminar, se nega a pagar os salários dos professores.
A bola de neve
O constante atraso no pagamento dos salários tem prejudicado também os responsáveis por levar os professores para os seus locais de trabalho, localizados na zona rural. Uma vez que o auxílio-transporte está vinculado aos salários e que, por isso, não estão sendo pagos, segundo informou França.
Para além dos auxílios, o professor ainda informou que cerca de 250 professores tem sofrido com as suas dívidas em atraso, principalmente, aquelas ligadas ao cartão de crédito. Diante disso, o Sintese distribuiu 80 cestas básicas entre ontem e hoje a alguns docentes.
Categoria aguarda o cumprimento de outra liminar
Apesar de não poderem se manifestarem na frente da prefeitura, os professores da rede municipal aguardam ansiosamente pelo cumprimento de uma liminar expedida pela Desembargadora Ana Lúcia dos Anjos, que determina o pagamento integral dos salários dos professores a partir de dezembro de 2017.
“Como ela foi intimada no dia 11 de janeiro, nós esperamos que ela cumpra essa decisão até o dia 30. Caso contrário, o Município pagará uma multa diária de R$ 50 mil, estando sujeito ao bloqueio das contas”, acrescentou Sérgio França.
Sem sucesso
Mais uma vez, a reportagem não conseguiu estabelecer contato com a Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas. Entretanto, permanece a disposição através do e-mail: redacao@lagartonoticias.com.br