- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sergipe registra redução de 14% de homicídios dolosos
6 de janeiro de 2018 - 05:00, por Marcos Peris
Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 05, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio dos representantes das polícias Civil e Militar, detalhou as ações desenvolvidas ao longo de 2017 que apontou uma redução de 14% no número de homicídios dolosos em Sergipe. A estabilização dos índices a partir de 2016 e o início da curva descendente no ano passado possibilitaram que 481 vidas fossem salvas. Os dados são da Coordenadoria de Estatística de Análise Criminal (Ceacrim), que mensalmente realizara o levantamento.
No ano passado foram registrados 1.123 homicídios dolosos em todo o estado, número inferior ao de 2016, quando ocorreram 1.306; e ao de 2015, quando houve o registro de 1.196. O trabalho ostensivo e preventivo das forças policiais aumentou a percepção de segurança em Sergipe, fazendo com que 32 cidades apresentassem redução nos casos de homicídios dolosos em 2017. Além disso, em outros sete municípios foi barrada a tendência de crescimento apresentada em anos anteriores. Com estes números, a taxa de homicídio, que era de 57,64 para cada 100 mil habitantes, cai para 49,08, o que deixe Sergipe atrás de outros estados do país.
Dentre as cidades que registraram queda nos índices de homicídios estão: Aracaju, com 88 casos a menos do que o ano anterior; Tobias Barreto, com 18; Laranjeiras, 15; Canindé do São Francisco e Itabaiana com 13; Lagarto, 12, e São Cristóvão, 11. Na região metropolitana houve uma queda de 12%. No ano passado foram 314 casos, contra 357 em 2016. Já no interior o número caiu de 534 em 2016 para 480 em 2017, uma redução de 10,1%.
A obtenção desses números é fundamental no desenvolvimento de ações e estratégias das forças policiais no combate a criminalidade. É o que aponta Sidney Teles, diretor do Ceacrim. “Ninguém combate crimes às escuras, combate por meio de dados que levamos para discussão com gestores com o horário, dia, qual bairro e município está tendo uma maior reincidência, para que as forças possam traçar o planejamento”. Sidney ainda reforça que os dados são públicos e a própria população pode solicitar.
Em se tratando de ocorrências relacionadas a crimes violentos letais e intecionais o Ceacrim coleta informações diárias, é feito uma busca no boletim de ocorrência para a obtenção de horário, dia, motivação e endereço exato do caso e a partir dessa coleta é feito um planejamento. Como resultado, todos os meses números de homicídio, latrocínio, lesão e diversos crimes são fechados.
A delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza, avalia a redução da criminalidade no Estado como positiva, mas acredita que o trabalho das policias em 2018 diminuirá ainda mais esses números. “Nós avaliamos de forma positiva porque sabemos que já encontramos o caminho da redução, então é muito gratificante quando a gente percebe que o nosso trabalho rendeu frutos, mas ainda não estamos satisfeitos com esses números, sabemos que podemos melhor ainda mais”.
Ainda de acordo com a delegada, a expectativa é que o Governo nomeie os novos agentes de polícia e com o anúncio do novo concurso, bem como os novos planejamentos, o índice venha a ser mais satisfatório em 2018.
Fonte: SSP/SE