- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Municípios da região Centro-Sul registram queda na geração de empregos
28 de dezembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Contrariando as expectativas depositadas pelo Governo Federal em relação aos efeitos da reforma trabalhista, que já está em vigor, os municípios de Lagarto e Simão Dias seguiram a tendência nacional registrando mais demissões do que admissões em postos formais de trabalho no mês de novembro, segundo informou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os dados, na região Centro-Sul, somente o município de Tobias Barreto apresentou saldo positivo na geração de empregos para o citado mês.
Segundo os dados divulgados, em novembro, o município de Lagarto fechou o mês com o saldo negativo de -0,17%. Entretanto, para o ano de 2017, o município registrou uma alta de 2,90%, com a geração de 2.772 postos de trabalho ante 2.428 demissões.
Já em Simão Dias, o mês de novembro foi difícil para os trabalhadores, pois o município registrou 160 demissões e apenas 39 admissões. Os números correspondem ao saldo negativo de -3,46%. Além disso, para o ano de 2017, Simão Dias registrou uma variação negativa de -6,12%, o que representa 640 contratações e 861 demissões.
Seguindo a tendência de perdas de vagas formais de trabalho, o saldo de empregos formais no Brasil em novembro ficou negativo, com redução de 12.292 vagas. Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em novembro há uma tendência de saldo negativo do emprego. Ele argumentou, entretanto, que esse resultado não indica interrupção no processo de retomada do crescimento econômico, com criação de postos de trabalho.
“Nos 11 meses do ano, oito foram positivos [com geração de emprego]”, argumentou Nogueira.
Mas, na contramão dos números registrados nos municípios acima citados, Tobias Barreto figurou como o único município da região a apresentar o saldo positivo na geração de empregos tanto para o mês de novembro (+0,90%), quanto para o ano (+0,09%). E seguindo esta pequena variação positiva, o estado de Sergipe fecha o mês e o ano com saldos positivos na geração de postos formais de trabalho, os percentuais chegam a 0,17% e 0,06%, respectivamente.
Comportamento dos setores em novembro
O Caged informou que em Sergipe, os setores que mais empregaram foram os de comércio (+698) e serviços industriais de utilidade pública (+37). Enquanto que a industria da transformação, construção civil e serviços totalizaram juntas 683 demissões.