- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Intelectual riachãoense lança livro sobre ex-governador de Sergipe
8 de dezembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na noite da última quarta-feira (6), o intelectual riachãoense Ibarê Dantas lançou o livro “Leandro Maynard Maciel: Na Política do Século XX”. A solenidade ocorreu no Museu da Gente Sergipana e contou com a presença de diversas personalidades políticas e culturais.
De acordo com o intelectual, a obra faz um resgate histórico e político da figura de Leandro Maynard Maciel, que ocupou os cargos de deputado Federal, governador e senador por Sergipe. Natural de Rosário de Catete, Maciel seguiu carreira na política por influência de seu pai, Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel, que também já havia ocupado o cargo de senador e foi personagem das pesquisas de Ibarê Dantas.
“Esse livro nasceu da necessidade de conhecer Leandro, porque ele era uma figura muito controvertida. Então, tive a curiosidade de acabar com esse mistério com relação a ele e, ao mesmo tempo, construir um retrato de corpo inteiro”, resumiu o Ibarê Dantas.
Entre os presentes estava o governador Jackson Barreto (PMDB), que durante uma entrevista informou que todos devem prestigiar Ibarê, por este ser um escritor preocupado em resgatar a memória do estado de Sergipe em suas pesquisas. “Acho que vou me deliciar com esse livro, porque vivenciei parte do governo de Leandro Maciel e Ibarê é uma referência a que nós todos temos que nos dobrar”, completou o gestor.
Ibarê Dantas
José Ibarê Costa Dantas nasceu em 1939, em Riachão do Dantas, e formou-se em História pela Universidade Federal de Sergipe. É mestre em Ciência Política pela Unicamp e recebeu o título de doutor honoris causa pela UFS. Foi também um dos fundadores do núcleo de pós-graduação em Ciências Sociais da UFS. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe de 2003 a 2010. Dedica-se aos estudos da história de Sergipe e de grandes nomes de sua política, a exemplo de Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel e Florentino Menezes.