- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto registra 12 casos de HIV/Aids em 2017
1 de dezembro de 2017 - 12:54, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Noticias
Nesta sexta-feira (1º), é celebrado em todo o mundo o Dia de Combate à Aids, comemorado no Brasil desde o ano de 1988, essa data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a sociedade sobre a doença.
Em contato com a diretora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/Lagarto), Rose Clea Menezes, o município de Lagarto registra em 2017, doze novos casos de HIV/Aids.
Desde 2013 já foram registrados em Lagarto, 56 casos de soropositivos, 10 (2013); 6 (2014); 18 (2015); 10 (2016); 12 (2017). Em Lagarto, já foram notificados 162 casos de HIV.
No município, será realizada através da Secretaria Municipal da Saúde, na próxima segunda-feira (4), uma caminhada de conscientização saindo do Centro de Especialidades, localizado na Avenida Francisco Garcez com destino feira livre.
A gestora do órgão municipal responsável pelas ações, informou ao Portal Lagarto Notícias que a partir da próxima quinta-feira (7) o CTA funcionará em novo endereço, na Avenida Augusto Franco, n° 612, próximo ao 7° Batalhão de Polícia Militar, no bairro Ademar de Carvalho.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Sergipe, desde 1987 foram notificados 6.027 caso de HIV/Aids, sendo 4.011 homens e 2.016 mulheres.
O que é HIV?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
Assim pega:
- Sexo vaginal sem camisinha;
- Sexo anal sem camisinha;
- Sexo oral sem camisinha;
- Uso de seringa por mais de uma pessoa;
- Transfusão de sangue contaminado;
- Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Assim não pega:
- Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
- Masturbação a dois;
- Beijo no rosto ou na boca;
- Suor e lágrima;
- Picada de inseto;
- Aperto de mão ou abraço;
- Sabonete/toalha/lençóis;
- Talheres/copos;
- Assento de ônibus;
- Piscina;
- Banheiro;
- Doação de sangue;
- Pelo ar.