- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prefeitura censura direito de manifestação em Riachão do Dantas; Gestão contesta fato
22 de novembro de 2017 - 12:07, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Tendo recebido apenas 70% do salário do mês de outubro, sem auxílio transporte e sem as mínimas condições de trabalho, os professores aproveitaram a festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município, para colocar faixas na cidade no intuito de sensibilizar a prefeita Gerana Costa (PTdoB) a buscar uma solução para pagar o restante do salário de outubro, além de alternativas para sanar os graves problemas da Educação no município.
Porém, a prefeita determinou a retirada das faixas dos logradouros públicos, censurando assim um direito legítimo dos professores do município.
A ação ocorreu por volta das 10h desta terça-feira (21), quando funcionários da prefeitura de Riachão do Dantas, ligados a Secretaria de Obras retiraram as faixas das ruas.
Revoltados com a atitude, uma comissão de professores foram até à Delegacia do município prestar um Boletim de Ocorrência (B.O), mas não conseguiram pela ausência do delegado.
Após conversas com os policiais, os docentes foram até à Secretaria de Obras e recuperaram as faixas, que foram recolocadas.
Já por volta das 14h30, de acordo com a professora Tina Alves, representante do Sintese no município, dois homens em uma motocicleta subiram nos postes e retiraram às faixas. A comissão retornou à Delegacia e prestou Boletim de Ocorrência.
“A administração de Gerana Costa não paga o que nos deve e ainda quer nos censurar. Podem ter retirado as faixas, mas a nossa voz nas ruas de Riachão do Dantas não será silenciada”, disse a professora Tina Alves.
A situação dos professores de Riachão do Dantas é crítica, visto o atraso no pagamento dos salários. Sem contar no pessoal de apoio que ainda não recebeu os vencimentos de outubro.
Outra preocupação é com relação aos professores que precisam se deslocar para unidades escolares na zona rural do município e estão sem receber o auxílio transporte.
Em Assembleia da categoria realizada no dia 13 de novembro, os professores deliberaram que caso a situação não seja normalizada, os mesmos irão completar o turno em frente do prédio da prefeitura.
De acordo com informações, a prefeita Gerana Costa teria solicitado a relação dos professores nesta situação. (Com informações do Sintese)
Prefeitura
De acordo com a Assessoria da Prefeitura de Riachão do Dantas, os professores fizeram uso do espaço público sem permissão, visto que os mesmos não solicitaram junto à administração autorização para colocação das faixas.
Ainda de acordo com a Assessoria, Riachão vive uma guerra política e os professores não respeitaram o dia em que o município celebra a sua padroeira, com a procissão pelas principais ruas da cidade.