- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Padre Celso: “Não esperava, pois esta foi uma grande surpresa do Papa Francisco”
5 de novembro de 2017 - 20:17, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Nesta semana, o Portal Lagarto Notícias entrevistou com exclusividade o padre Paulo Celso Dias do Nascimento, natural de Lagarto que no último dia 27 de outubro foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Padre Paulo Celso Dias do Nascimento, atualmente capelão do Hospital “Quinta d’Or” no Rio de Janeiro, com base na solicitação do cardeal Orani Tempesta, da arquidiocese de São Sebastião.
Nascido em 14 de abril de 1963, na cidade de Lagarto (SE), padre Paulo ordenou se sacerdote em 13 de maio de 1989, no Colégio Nossa Senhora da Piedade em Lagarto, na diocese de Estância (SE). O religioso é formado em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 1984, e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia, em 1988. Também é formado em Direito Canônico, pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro, em 2000.
O sacerdote possui formação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2006, e especialização em Psicologia Hospitalar, pela Cesanta – Santa Casa da Misericórdia, também do Rio, em 2008.
Trabalhou como vigário paroquial no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, na diocese de Estância de 1998 a 1992; de 1993 a 1996, foi pároco na paróquia São Francisco de Assis de Cristinápolis (SE), na mesma diocese. Foi padre residente na paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), de 1997 a 1999. Exerceu a função de capelão no hospital da Beneficência Portuguesa, no Rio, de 2000 a 2003.
Em breve entrevista, o novo bispo natural de Lagarto falou sobre sua terra natal, vocação e dos desafios.
Portal Lagarto Notícias – Como o senhor destaque a cidade de Lagarto no cenário religioso, de onde já surgiram dezenas de vocações sacerdotais e religiosas?
Pe. Paulo Celso – Lagarto passou a ser um celeiro de Bispo e tudo é graça de Deus, já diria Santa Tereza. E eu fico feliz em fazer parte desse privilégio de ser também, junto com Dom José Costa, Dom Dulcênio e Dom Mário, fazer parte desse grupo. É Nossa Senhora da Piedade quem nos acolhe nos seus braços.
PLN- O senhor esperava um dia ser nomeado bispo da Igreja Católica?
PC- Não esperava, pois esta foi uma grande surpresa do Papa Francisco que disse: “Deixe-se surpreender por Deus”. Então foi uma grande surpresa inesperada, e o inesperado é o sinal do Espirito Santo, e isso relembra Maria que ficou um pouco assustada com o anjo anunciando que ela seria mãe. Eu mesmo fiquei uns três dias pensando para dar um sim, e quando a gente percebe que Deus tá mandando, nós temos que obedecer com alegria. Esse sim mudou totalmente minha vida, pois terei que começar uma vida nova com alegria.
PLN –Diante da nossa missão, como o senhor espera enfrentá-la como bispo auxiliar de uma arquidiocese importante como é a do Rio de Janeiro?
PC – A missão de bispo é algo mais ampla, porque nós temos que estar atentos a tudo que se passa a nível eclesial, social e da realidade que nos cercam. Então precisamos estar sempre atentos, procurando dar o exemplo e procurando também ser uma presença da Igreja. Então o Bispo tem essa missão de coordenar e de estar amando a comunidade, além da liderança que a Igreja nos pede. Vamos seguir a barca de Pedro e estamos ai para servir.
PLN- Qual mensagem que gostaria de passar para os seus conterrâneos?
PC – Queria deixar um abraço muito forte a todos. Como é bom a gente lembrar das nossas raízes né? E eu só quero agradecer ao povo de Lagarto pelo carinho, que recebo muito mais do que dou e isso não tem preço.