- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Diante de tantos desafios perante o AVC, alunos da UFS realizam ações conscientizadoras em Lagarto
28 de outubro de 2017 - 07:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Desde o ano de 2014, alunos de medicina do campus Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam ações que visam a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) nas pessoas. As intervenções são realizadas com os pacientes do Hospital Universitário de Lagarto em parceria com o Ministério da Saúde e a Rede Brasil AVC. Para a direção do campus, a ação é resultado da integração dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais da rede.
De acordo com Danielle Dormenis, representante da Rede Brasil AVC em Sergipe e professora do curso de fonoaudiologia no campus Lagarto da UFS, os resultados desses últimos anos têm sido surpreendentes, principalmente, entre os alunos. “Hoje qualquer aluno do nosso campus consegue reconhecer os sintomas de um AVC, coisa que antes eles ainda ficavam com dúvidas”, destacou.
Entretanto, a professora Dormenis lembrou que um questionário aplicado em 2015 levantou grandes preocupações para os agentes em saúde pública que lidam com o AVC, uma vez que, segundo a pesquisa, a maioria das pessoas entrevistadas não sabiam o que fazer quando alguém sofre o popular derrame. “Para se ter uma ideia, a maioria delas não sabiam sequer o número do Samu, ao invés disso elas colocavam o número da polícia americana, que aparece nos filmes”, alertou a doutora.
Ainda sobre a pesquisa, a representante da Rede Brasil AVC lembrou que a doença é uma das que mais matam no país, ressaltando que uma em cada seis pessoas já sofreram um AVC. “Muita gente diz que não há cura para o derrame, mas hoje há tratamentos que conseguem deixar o paciente com o mínimo de sequelas. Mas para que isso aconteça, ele precisa ser atendido o quanto antes, tanto que o nosso slogan é ‘tempo é cérebro‘”, acrescentou.
Diante de tantos desafios no quesito AVC, os alunos dos campus saúde da UFS de Lagarto realizarão, no próximo dia 6 de novembro, uma grande intervenção na feira-livre de Lagarto a fim de conscientizar as pessoas sobre o derrame. “A maioria dos casos de AVC podem ser evitados pelas pessoas, basta que elas adotem uma alimentação saudável e pratiquem algum exercício físico”, concluiu Dormenis.