- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Para evitar fraudes, Enem terá detectores de ponto eletrônico
28 de setembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última terça-feria (27), o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro, serão utilizados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido. Entretanto, a tecnologia antifraude será aplicada em fase de testes e em algumas localidades, que ainda não foram divulgadas.
“Nosso objetivo é combater os pontos eletrônicos que, infelizmente, ainda são usados em exames de grande expressão como o Enem”, afirmou Filho durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem realizado no 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (Grande São Paulo).
O sistema antifraude encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth. E de acordo com o ministro, a medida deverá ser estendida para todo o país após a avaliação dos resultados obtidos em 2017.
Além disso, o ministro também informou que serão usados no Enem 2017 a identificação individual nominal de cada prova. Vale destacar que parte dos locais de prova já contam com detectores de metais.