Período chuvoso gera prejuízos aos feirantes de Lagarto

6 de setembro de 2017 - 05:00, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Os comerciantes que realizam suas vendas na feira-livre de Lagarto têm ficado no prejuízo, uma vez que os consumidores recusam-se a ir aos locais de vendas devido ao alagamento causado pelas fortes chuvas que têm assistido o estado de Sergipe. Segundo Paulo Alves, presidente da Associação dos Feirantes do Município de Lagarto (AFML), o problema é antigo e tem gerado revolta nos feirantes lagartenses.

Registro da feira ocorrida na última terça-feira (Foto: redes sociais)

Registro da feira ocorrida na última terça-feira (Foto: redes sociais)

“Não é a primeira vez  que a gente vem trabalhar nessas condições, porque não há o que fazer. Inclusive, já teve comerciantes querendo invadir o Mercado Municipal porque bate o desespero de você colocar a mercadoria e não conseguir vendê-la, e nem honrar com os seus compromissos depois”, relatou Alves.

Ainda em entrevista concedida ao Lagarto Notícias, Paulo Alves, que é marchante, informou que em dias chuvosos tanto ele quanto seus pares costumam trabalhar sabendo que o prejuízo é certo, e que diante desta situação os marchantes são obrigados a tomar medidas desesperadas. “Hoje mesmo eu fiquei sem vender entre 80 e 100 quilos de carne, isso é triste, porque a gente é obrigado a reduzir o preço que é de R$ 12 para R$ 5”, acrescentou.

Ainda na entrevista, Paulo criticou o processo licitatório aberto para a concessão dos boxes do Mercado Municipal José Correa Sobrinho, argumentando que a taxa de condomínio a ser cobrada é digna de um condomínio de alto padrão. Entretanto, enquanto Paulo acredita que o processo possa sofrer alguma intervenção em benefício da categoria, Chaiana Andrade, comerciante de frutas e verduras, não vê qualquer possibilidade para que o processo licitatório seja suspenso.

“Reuniões estão acontecendo, mas isso não vai dar em nada porque o próprio advogado falou que apesar de possuir algumas irregularidades, o edital de licitação é legal”, comentou Andrade ao lembrar dos processos protocolados na justiça pedindo a suspensão do processo de concessão dos boxes.

Prefeitura de Lagarto vê a conclusão do processo licitatório dos boxes como única solução

Prefeitura de Lagarto vê a conclusão do processo licitatório dos boxes como única solução

Para a Prefeitura Municipal de Lagarto a solução para o problema dos feirantes está na conclusão do processo licitatório dos boxes do Mercado Municipal, uma vez que este transferirá todos os comerciantes daquela localidade para dentro das instalações inauguradas em dezembro de 2016, pelo Governo do Estado. Em contato com o secretário Municipal da Comunicação Social, Aloisio Andrade, a reportagem foi informada que mesmo diante das ações pedindo a suspensão do edital, todo o calendário para a concessão dos espaços permanece mantido tendo início na próxima terça-feira (12) quando a Prefeitura iniciará o recebimento das propostas.

“No dia 12 de setembro teremos as propostas de carne bovina/caprina; no dia 15 de setembro as propostas de carne de frango, carne de Porco, Pescados, Miúdos, lanchonetes e Ponto bancário. Já no dia 19 de setembro teremos as propostas dos boxes de hortifrutigranjeiros: Verduras, frutas, grãos e cereais, beiju e tapioca, erva e temperos, e agroecológico”, detalhou o secretário ao anunciar a abertura do edital.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br