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Cursos de nutrição e enfermagem ministrados na UFS Lagarto conseguem notas máximas no Enade
1 de setembro de 2017 - 22:14, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O campus universitário Professor Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe (UFS) obteve uma grande vitória nesta sexta-feira (1), uma vez que os cursos de nutrição e enfermagem, ministrados na citada instituição, alcançaram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). De acordo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em todo o Brasil somente 6% dos cursos inscritos alcançaram a nota máxima, entre eles, os dois cursos ministrados em Lagarto.
De acordo com a diretora geral da UFS Lagarto, Adriana Andrade, a nota máxima alcançada pelos dois cursos, 5, significa uma grande vitória, visto que o campus Lagarto ainda está em fase de testes. “Nós conseguimos notas excelentes, e esse é o reflexo da dedicação de todos os que fazem o Campus Lagarto. Uma vitória não somente para a UFS, como também para toda a comunidade Lagartense, pois nós fizemos parte dos 6% que conseguiram a nota máxima”, comemorou Andrade.
Para o Enade, o campus Lagarto da UFS cadastrou cinco cursos e os que obtiveram as maiores notas foram: Enfermagem (5), Nutrição (5), Fisioterapia (4), Farmácia (3) e Fonoaudiologia (3). Vale destacar que em todo o país, 4.300 cursos ministrados em 997 universidades foram avaliados, e que 40% deste obtiveram a nota conceito 3. Ainda no âmbito nacional, as universidades federais obtiveram resultados superiores aos das universidades privadas.
O Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.
O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.