- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Crise financeira obriga Prefeitura de Tobias Barreto a reduzir salários da cúpula administrativa
31 de agosto de 2017 - 03:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última terça-feira (29), a Prefeitura de Tobias Barreto publicou um decreto contingenciando os gastos públicos do Município até o dia 31 de dezembro deste ano. Entre as medidas contidas no documento está a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários, controlador interno, chefe de gabinete e procurador-geral.
Além disso, o decreto também determina outras duras medidas, como: a demissão de 500 servidores (contratos e comissionados); a suspensão de horas extras e a compra de férias; a nomeação de servidores efetivos e comissionados; contratações de estagiários; concessão de novas gratificações; concessão de reajustes salariais; uso de veículos da administração no fim de semana e feriados; contenção de energia elétrica e de materiais de consumo, telefone e água; redução de despesas com festas e eventos culturais e esportivo.
No que se refere ao uso de veículos em finais de semana e feriados, estão salvaguardados o uso daqueles utilizados pela saúde. Além disso, as outras unidades da frota do município poderão ser utilizadas mediante a autorização do prefeito, Diógenes Almeida (PMDB), que em seu decreto argumentou que tais medidas foram tomadas devido a instabilidade financeira do país, a queda na receita do município, a manutenção da folha de pagamento e “o caos administrativo encontrado pela atual gestão”.
Prefeito espera obter resultados positivos em 2018
De acordo com Diógenes Almeida, em discurso na Câmara de Vereadores de Tobias Barreto, a situação encontrada na Prefeitura de Tobias Barreto o surpreendeu, uma vez que em sua ótica não houve uma boa transição administrativa. Ele também falou que a salvação das contas públicas do Município “não tem milagre”, e que espera obter um alívio nas contas no começo de 2018.
“Esse Município já estava com problemas e eu não o peguei para quebrar, ao contrário, estou aqui para resolver o que me deixaram para resolver. Não sou perfeito, mas garanto que não desaprendi a administrar, porque tudo que administrei deu certo, mas a gente não faz milagre”, discursou o prefeito Diógenes Almeida na Câmara de Vereadores de Tobias Barreto.