- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
GACC pretende realizar projeto de prevenção ao câncer nos municípios da região centro sul
26 de agosto de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O Grupo de Apoio as Crianças com Câncer de Sergipe (GACC/SE) pretende levar aos municípios da região centro sul, bem como a todas as cidades sergipanas um consultório móvel pediátrico de diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, segundo informou o supervisor de comunicação do GACC/SE, Fred Gomes. A ação, lançada na última quinta-feira (24), compõe o Projeto Estrela Guia e é realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e prefeituras interessadas.
Ao ser questionado sobre a chegada do projeto nos municípios da região centro-sul, Fred Gomes respondeu que estes deverão ser beneficiados no prazo de um ano, período estabelecido para que o consultório móvel visite todos os municípios sergipanos. “Realizar este projeto nos municípios demanda uma logística muito grande. Por isso, estamos contatando as prefeituras para que juntos possamos levar este projeto as crianças do nosso estado”, argumentou Gomes. ao informar que o Município de Lagarto será o primeiro a ser contatado pela equipe do GACC/SE.
Ainda em entrevista ao Lagarto Notícias, o supervisor de comunicação do GACC/SE informou que o Município de Lagarto será um dos primeiros a serem contatados pela equipe do GACC/SE na região centro-sul. Entretanto, ele lembrou que todas as prefeituras podem demonstrar interesse para que o projeto possa chegar aos municípios com a maior brevidade possível.
O projeto
A van, que serve de consultório móvel pediátrico, leva consigo uma equipe médica do Estrela Guia composta por médicos, técnicos em enfermagem, além de outros especialistas que possam vir a somar com o Projeto, como oftalmologistas, fonoaudiólogos, dentre outros. “O nosso objetivo é prevenir as crianças não somente contra os câncer, mas também de todas as outras doenças”, pontuou Fred Gomes.
De acordo com o GACC/SE, os atendimentos são limitados e todo o procedimento é cadastrado junto as secretarias municipais de saúde, para que estas possam dar o suporte necessário ao cidadão posteriormente. Em relação as crianças diagnósticas com o câncer, estas serão encaminhadas para o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), enquanto todos os exames clínicos e laboratoriais serão custeados pelo GACC/SE.