- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Após passar por avaliações presenciais do MEC, IFS é recredenciado por mais 8 anos
14 de agosto de 2017 - 09:43, por Marcos Peris
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi recredenciado pelo Ministério da Educação. Válido por oito anos, o recredenciamento é uma avaliação in loco pela qual todas as instituições de Ensino Superior passam e tem o objetivo de verificar a estrutura física, além de confirmar a competência para a oferta de cursos.
Para obter o recredenciamento, o IFS recebeu uma comissão de avaliadores do MEC, que analisou vários setores, como coordenações dos cursos superiores, laboratórios, bibliotecas, coordenadorias de registro escolar, áreas de práticas esportivas e de convivência, regulamentos internos, instruções normativas e salas de professores. Também houve reuniões com docentes, técnicos administrativos, estudantes e Comissão Própria de Avaliação.
De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o resultado desse processo criterioso indica que o IFS apresenta perfil de qualidade na oferta de cursos e mostra o empenho e dedicação de todos os servidores. “Temos desenvolvido um trabalho de muita qualidade em várias áreas da instituição, e por isso estamos avançando de forma inequívoca. Uma conquista que se soma com o recredenciamento é a posição nacional do nosso curso de Engenharia Civil, que é o 7º do Brasil”. Vale ressaltar que, em virtude do bom resultado da avaliação do MEC, o recredenciamento do IFS será válido por oito anos.
Ranking
Além do recredenciamento, o IFS foi um dos mais bem classificados entre as instituições de ensino superior do país. A instituição obteve conceito 4, numa escala de 1 a 5, no conceito médio da graduação no ranking nacional do índice geral de cursos (IGC). Com este resultado, o IFS aparece com a sexta colocação neste quesito na lista nacional dos institutos federais avaliados. O indicador foi divulgado em 2017 e refere-se à avaliação do ano 2015.
O IGC, nota do MEC dada aos estabelecimentos de ensino superior, resulta da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de graduação em combinação com o resultado do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo a procuradora educacional institucional, Lígia Cristina da Silva, responsável direta pelo acompanhamento dos processos de recredenciamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, é interessante aos alunos aspirantes a um ensino superior de qualidade e excelência que pesquisem o IGC da instituição de ensino.
É possível verificar o resultado dos indicadores diretamente pela página do INEP.