- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Cronograma para a federalização do HRL deve ser estabelecido ainda nesta semana
25 de julho de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O estabelecimento de datas e prazos para a realização de todo o processo de federalização do Hospital Regional de Lagarto (HRL) deve ser fechado ainda nesta semana, segundo informou o coordenador da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Lagarto, Valter Santana. O anúncio ocorreu após uma reunião entre o governador em exercício, Belivaldo Chagas, o magnífico reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima e o dirigente da Ebserh em Lagarto.
Na ocasião, a Ebserh apresentou o seu plano de federalização da unidade hospitalar, que deverá ser aplicado a partir do dia 1° de agosto com a posse dos primeiros 15 aprovados no concurso. Estes tomarão o controle administrativo do HRL e prosseguirão com o processo de convocação dos profissionais para as demais áreas do hospital.
“O governador e o secretário ficaram felizes com a nossa proposta de transição, que dará uma nova roupagem ao hospital de Lagarto. Por isso que a Secretaria de Saúde se comprometeu a analisar o nosso documento e novas reuniões ocorrerão nesta semana. Portanto, é provável que até a próxima sexta-feira já tenhamos todos os prazos para o processo de transição já definidos”, informou Valter Santana.
HRL passará a ser responsabilidade do Governo Federal
O processo de federalização do HRL deverá ser concluído em um ano, após este prazo toda a unidade ficará sob a responsabilidade do Governo Federal e a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Assim, todo o funcionamento do hospital, assim como os contratos de prestação de serviço nas áreas de ressonância, limpeza e manutenção passarão para o modelo de gestão da Ebserh, que ainda deverá implantar um tomógrafo e serviço de hemodiálise.
Atualmente o HRL opera com um total de 334 funcionários divididos em três regimes contratuais: estatutários, contratados e concursados celetistas. O hospital tem capacidade para 287 internamentos e realiza cirurgias de urgência. No total, a unidade recebe mensalmente recursos que chegam a quase R$ 550 mil por mês, provenientes de programas e convênios que possibilitam atendimento no Pronto-Socorro e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).