- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
SES: Lagarto detecta caso suspeito de microcefalia no primeiro semestre de 2017
19 de julho de 2017 - 08:43, por Marcos Peris
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na tarde desta terça-feira (18) que Sergipe reduziu em 97% as notificações por suspeita de microcefalia.
De acordo com a secretaria da Saúde, foram registrados três casos, mas ainda não foram confirmados, no primeiro semestre deste ano. Em 2015, foram registradas 276 notificações, sendo 180, quando começou o surto da doença no país, e 93 em 2016.
Em uma comparação com o ano passado, a queda no total de notificações foi de 97%. Os casos suspeitos detectados no primeiro semestre de 2017 foram descobertos nos municípios de Pirambu, Areia Branca e Lagarto.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde, Eliane Nascimento, o principal fator para a diminuição nos casos de microcefalia é a vigilância constante nas residências para o combate ao Aedes Aegypti. “Esse trabalho de orientação com os moradores para combater o mosquito é primordial para diminuirmos ainda mais este índice”, disse a coordenadora.
Eliane Nascimento destacou que o trabalho exige tempo. “É preciso conscientizar as pessoas da importância de eliminar os focos do mosquito. Tudo isso exige tempo, afinal é um trabalho de educação e conscientização. Hoje vemos que o Aedes Aegypti é o transmissor de doenças perigosas como o zyka vírus, por isso a importância de se prevenir os focos. Não podemos ser mais fortes que um mosquito”, explicou.