- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto e municípios circunvizinhos apresentam redução de homicídios, aponta CPMI
5 de julho de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última terça-feira (4), o Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI) divulgou um balanço do número de homicídios dolosos destes seis primeiros meses do ano, na área abrangida pela 7° Batalhão de Polícia Militar (7°BPM). Segundo os dados, os municípios de Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas apresentaram uma significativa redução, mas Lagarto registrou o menor índice em relação a 2016.
De acordo com os números, as cidades de Simão Dias e Riachão do Dantas apresentaram – cada – uma redução de 50% no número de homicídio doloso (Quando uma pessoa mata outra intencionalmente). Enquanto que o município de Lagarto apareceu com uma redução de 40% na citada modalidade criminosa.
Para o Tenente Coronel Kleberson Pinheiro, comandante do 7°BPM, o dado divulgado pelo CPMI é devido a atuação “de maneira mais ostensiva da Polícia Militar”, das parcerias com a Guarda Municipal e a Polícia Civil. “Essa atuação integrada tem surtido o efeito desejado, que é essa redução inédita na área do batalhão”, acrescentou Pinheiro.
Meses de maior incidência de homicídios
Os números divulgados pelo CPMI, mostram que os três primeiros meses do ano são o que mais registraram homicídios com intenção de matar. Questionado pela reportagem, o comandante do 7°BPM informou que todos os começos de ano são conturbados graças as datas festivas, a exemplo do carnaval.
“Esse é um alerta para que nós possamos buscar agir de uma maneira mais firme nesses meses que iniciam o ano, quando a PM tem que estar mais atenta e ter uma presença mais ostensiva”, falou Pinheiro.
Tráfico de drogas está entre os principais motivos
De acordo com Tarcísio Tenório, responsável pela Divisão de Homicídios da Policia Civil de Lagarto, os principais motivos relacionados aos homicídios registrados até maio deste ano estão, em sua grande maioria, relacionados com o tráfico de drogas. Segundo Tenório, o percentual oscila entre 85% e 90%.
Tarcísio Tenório também informou que, segundo o balanço do primeiro quadrimestre de 2017 da Polícia Civil, Lagarto registrou uma redução de 31% no número de homicídios, e que no corrente ano, a Divisão de Homicídios já elucidou 70% dos casos registrados na Delegacia Regional de Lagarto. “Os crimes ocorridos somente em 2017 estão em processo investigatório”, acrescentou.