- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
“A população de Simão Dias deu a resposta aos políticos tradicionais promovendo a renovação na Câmara”
4 de junho de 2017 - 06:27, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A entrevista da semana é com o vereador e líder do prefeito na Câmara de Simão Dias, João Pinto. Filiado ao PDT, o parlamentar fala da experiência de ter sido eleito na primeira disputa que encarou; da política simãodinse; do trabalho na Casa de Leis, dentre outros temas relevantes. Confira na íntegra os principais trechos da entrevista:
Portal Lagarto Notícias: Quem é o vereador João Pinto?
João Pinto: João Pinto é um cidadão simples, oriundo de família humilde, do povoado Triunfo, mas que aprendeu com as lições da vida, a valorizar o ser humano tratando-o de forma igualitária, sem distinção de cor, religião ou gênero.
PLN: Qual o caminho percorrido até chegar ao legislativo simãodiense?
JP: Os primeiros passos para a iniciação política foram dados na escola pública, em que neste período, entre a tarefa da sala de aula, participei das discussões em torno das eleições do Grêmio Estudantil e sempre demonstrando interesse por política como um todo.
Em 2003, surgiu a oportunidade de conhecer o terceiro setor, fui responsável por capacitar jovens e também agir como fomentador da esperança das pessoas simples nos sistemas de cooperativismo e associativismo.
Já em 2010, iniciei a militância no Movimento do Sem Terra (MST) e a frente do projeto no estado fui o responsável por articular ações voltadas aos assentados e acampados da reforma agrária.
Com o destacado trabalho à frente do cargo no MST e a eleição do prefeito Marival Santana no pleito de 2012, assumir em janeiro de 2013 a secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
PLN: Quando candidatou-se em algum momento passou em sua cabeça que não se elegeria?
JP: Agora que passou a eleição posso assumir, desde o princípio tinha a preocupação se chegaria a vencer o pleito. Porém, tenho que reconhecer a batalha que foi a eleição municipal, visto que disputava minha primeira eleição e tendo que enfrentar os ‘gigantes’ da política simãodiense no ‘chapão’. Contudo, com o crescimento da campanha me certifique de que sairia vencedor do pleito.
PLN: O senhor foi eleito num grupo de oito vereadores, como foi o convite feito através do prefeito Marival Santana para assumir a liderança do poder executivo na Câmara?
JP: Na minha opinião o que pesou na escolha do meu nome para a liderança foi a minha fidelidade ao grupo do prefeito Marival Santana, visto a minha lealdade antes e depois da eleição.
PLN: Como o senhor pretende conduzir o seu mandato até fim? Há algum projeto que irá se empenhar para aprovar, deixando-o como legado para o município de Simão Dias?
JP: Os projetos que venho apresentando os considero de grande relevância para à população simãodiense. No momento pode existir algum que a curto prazo a população pode até discordar, porém, quando aprovado proporcionará muitos benefícios aos munícipes, a exemplo do projeto que regulamenta a profissão dos mototaxistas e o da proibição de cortes de serviços de água e energia em vésperas de finais de semana e feriado, além de indicações como modernização dos Códigos Tributário, Postura e Uso e Ocupação do Solo.
PLN: Na sua opinião qual o perfil da atual Câmara de Vereadores. Existe qualidade nos debates?
JP: Nas eleições de 2016, a população de Simão Dias deu a resposta aos políticos tradicionais promovendo a renovação na Casa de Leis em mais de 70%. Iniciei com grandes expectativas e vejo que temas importantes e que venham a ser polêmicos não são bem aceitos entre os pares, mas, como estamos no primeiro ano de mandato, acredito que a Câmara de Vereadores ainda produzirá grandes discussões acerca de temas relevantes.
PLN: O atual prefeito foi reeleito com quase 65% dos votos válidos, qual a sua análise sobre esse segundo mandato de Marival à frente da prefeitura?
JP: Tenho convicção que esse novo mandato do prefeito Marival será superior ao primeiro, visto que as grandes obras projetadas pela administração serão entregues à população dentro dos próximos 4 anos.
PLN: O senhor almeja disputar a presidência da Casa de Leis na próxima eleição?
JP: Sempre estarei a disposição do agrupamento a qual pertenço, e caso os colegas vereadores entendam que precisa haverá mudança na Câmara, colocarei, sim, meu nome à disposição. Só serei candidato se for através do consenso da maioria.
PLN: E quais são seus planos para o futuro? Pretende um dia disputar o comando do executivo simãodiense?
JP: Todo vereador tem o sonho de um dia poder conduzir os destinos da sua cidade em que tanto ama, mas sabemos das dificuldades que é chegar à prefeitura, afinal, pertencemos a um grupo que tem grandes nomes almejando esse cargo.
PLN: Com relação ao pleito estadual de 2018, o senhor já definiu apoios para à eleição?
JP: Embora seja prematuro analisar essa situação, até o momento só tenho definido o nome do companheiro João Daniel para o cargo que ele almejar disputar no próximo ano. Nas demais opções de voto, estarei ouvindo o prefeito Marival e o meu grupo de amigos que me dar sustentação no meu mandato.
PLN: E a disputa presidencial?
JP: Com relação a disputa pelo planalto, vejo atualmente um nome gabaritado para tirar o país dessa crise moral e política: Ciro Gomes.
PLN: Ainda com relação à política nacional, como se posiciona o vereador João Pinto diante do atual momento vivido no Brasil?
JP: Com vergonha! Sinto que as operações em curso no país servirão para separar os bons dos maus políticos, para acabar com a ideia de que o político é um ser superior, além de alimentar a nova geração de políticos, e que venham a se preocupar, principalmente, com bem-estar social.
As mazelas evidenciadas atualmente em Brasília não podem ser repetidas nos municípios. Precisamos estar conscientes de nossas obrigações de bons políticos.
PLN: No dia 12 de junho Simão Dias completa 127 de emancipação política e qual mensagem o senhor deixa para à população simãodiense?
JP: Nesta data tão especial para o município, espero que Simão Dias seja beneficiada com ações, através de uma gestão preocupada com o bem-estar de sua população. Uma Câmara atenta às necessidades do povo para que juntos possamos apresentar alternativas viáveis à geração de empregos, melhorias na saúde pública, educação de qualidade e uma segurança pública eficiente.