- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Estudantes de Simão Dias realizam primeira doação de sangue durante ação educativa
3 de junho de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
A adesão de jovens ao serviço de doação de sangue ganhou o apoio de estudantes do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, localizado no município de Simão Dias, distante 105 quilômetro de Aracaju. O grupo colaborou com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar do Estado.
Entre os voluntários, os estudantes Getúlio Lucas de Freitas, David Jesus, Maike de Jesus Pereira e Thiago Ferreira dos Santos, doaram pela primeira vez, estimulados pela ação da unidade escolar e a solidariedade. “Vemos as pessoas comentarem sobre a doação e que tem muitos pacientes precisando. Nos podemos dá essa força, estamos bem, com saúde e devemos ajudar a todos que necessitam”, resumiram.
O Hemose realiza diversas parcerias com instituições de ensino médio e superior para formação de novos doadores. “Esse é um público muito importante, por serem jovens e por estarem realizando a primeira doação de sangue. Nossa proposta de trabalho é realmente aproximar esses grupos ao serviço para que eles possam contribuir sempre, e nos intervalos previstos na legislação. O homem pode doar a cada dois meses e mulher a cada três meses”, ressaltou a assistente social Rozeli Dantas.
A iniciativa da escola integra o projeto “Solidariedade também se aprende na escola”, cuja finalidade é conscientizar e incentivar a doação de sangue entre os estudantes. “A escola quer estimular a cultura da doação de sangue como um ato regular. Esse ato deve ser uma prática em nossas vidas. Aqueles que não podem doar, devido às condições de saúde saem daqui do Hemose com a ideia de multiplicar as informações e, principalmente a importância desse serviço”, disse a professora de Ciências, Noelia Oliveira Carvalho.
Conforme ainda a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, o serviço necessita da solidariedade de todos os cidadãos, que atenda os critérios básicos para ser um doador de sangue como, ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg e, apresentar bom estado de saúde. “Essa parceria com a escola se soma a outras doações que diariamente ajudam a equilibrar o estoque de sangue da unidade para atender os pacientes que necessitam diariamente de transfusões sanguíneas”, salientou a gestora.
Campanhas
Para realizar o agendamento de campanhas e colaborar com o serviço de doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174. Visite o site: www.hemose.se.gov.br e saiba mais sobre os serviços.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde