- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Região de Lagarto apresenta 226 casos de violência sexual em menores de 18 anos
19 de maio de 2017 - 05:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias / Com informações da SES
Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado na última quinta-feira (18), a região de saúde de Lagarto registrou 226 casos de violência sexual entre os anos de 2010 a 2016. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a citada região, apesar de pequena, registrou um aumento de 26% no número de notificações no período.
O boletim também aponta, que na citada região de saúde os municípios que mais registraram notificações de todas as violências e a violência sexual contra menores de 18 anos foram: Lagarto (162), Simão Dias (63), Tobias Barreto (51), Poço Verde (22), Riachão do Dantas (18) e Salgado (18). A nível estadual, Lagarto ficou em 7º lugar no ranking das cidades com mais registros de violência contra menores de idade. A capital sergipana lidera o ranking com 2958 casos notificados.
Perfil das vítimas
Segundo a SES, em Sergipe os números apontam que o sexo feminino concentra a maioria das vítimas (83,96%). Para cada menino notificado existiu 5,30 meninas que sofreram o agravo. Além disso, ser deficiente ou sofrer algum tipo de transtorno, leva o menor a um grau maior de vulnerabilidade. “Nos oito anos e 16 semanas analisados houve o registro de 65 pessoas do sexo feminino e de 15 do sexo masculino com algum tipo de deficiência ou com algum transtorno”, pontuou ainda a analista em Saúde do Nest, Patrícia Lima.
Perfil do agressor
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 81,80% (1.546) dos casos existiu apenas um agressor e em 147 existiu dois ou mais. O sexo predominante foi o masculino, com 1.630 (86,24%) registros. “Os dados sugerem também uma análise referente à possibilidade de esse agressor ter abusado sexualmente da vítima anteriormente, sendo constatado que esta situação ocorreu em 762 notificações”.
Ações de combate
Ao divulgar os números, a SES informou que realiza campanhas educativas, capacitações destinadas aos profissionais atuantes na Rede Estadual de Saúde e desenvolve trabalhos articulado com demais órgãos da rede de enfrentamento e proteção de violência sexual contra crianças e adolescentes.
O Lagarto Notícias não conseguiu estabelecer contato com a secretaria Municipal de Ação Social, Andreza Nascimento.