- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Denúncia: Prefeitura estaria concedendo alvarás a transportes urbanos clandestinos; executivo nega acusações
21 de abril de 2017 - 11:25, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na final da última quarta-feira (19), os dirigentes da Empresa Transporte Lagartense, a popular Translagartense, denunciaram ao Lagarto Notícias que a Prefeitura Municipal de Lagarto (PML) estaria concedendo alvarás a veículos que fazem o transporte clandestino de passageiros dentro da cidade. Entretanto, Prefeitura nega que tenha concedido qualquer alvará este ano.
Segundo Daniela Dias, gerente administrativa da Translagartense, vários veículos que estariam fazendo o transporte clandestino de passageiros dentro da cidade receberam alvarás para circularem normalmente. “Em conversa com meu pai, Manoel, um deles falou que não era nada pessoal, mas que não deixaria de circular porque havia recebido o alvará esse ano”, acrescentou.
Questionada sobre a identificação destes veículos, Daniela falou que eles circulam sem qualquer identificação e com mais regularidade nas segundas-feiras. “Tem até coletivo levando passageiros para o Bairro Jardim Campo Novo”, denunciou a gerente.
Questionada sobre o funcionamento da empresa diante dos transportes regularizados e clandestinos, Daniele respondeu que a Transporte Lagartense deve cerca de R$ 7 mil a postos de combustíveis. “O projeto que a Prefeitura no vendeu apresentava uma média de 100 passageiros por dia, mas hoje nós só temos uma média de 14 passageiros por dia”, argumentou a Dias.
Versão oficial
Segundo o secretário Municipal da Ordem Pública, Adelson Ribeiro, a Prefeitura Municipal de Lagarto não concedeu nenhum alvará esse ano. Em sua justificativa, Ribeiro lembrou que o executivo está impedido de conceder alvarás desde a primeira gestão do atual prefeito, José Valmir Monteiro (PSC), que na época havia concedido vários alvarás a taxistas.
“O Ministério Público nos proibiu e eu mesmo não assinei nenhum alvará sequer este ano”, falou o secretário acrescentando que o executivo lagartense dará início ao processo licitatório para a compra de 18 pontos de ônibus e que reformará os abrigos situados próximos a feira livre.
Para conter o transporte clandestino denunciado pela Translagartense, o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), Roberto Chaves, falou que os únicos alvarás existentes para ônibus são para aqueles que levam passageiros dos municípios de Riachão do Dantas, Simão Dias e Poço Verde para a feira livre de Lagarto nas segundas-feiras.
Chaves também falou que devido ao pequeno contingente da DTTU, este tem solicitado a empresa uma foto da placa dos veículos clandestinos. “Mas eles dizem que é nosso papel, ai fica difícil resolver. Eu preciso pelo menos de uma prova”, disse o diretor do DTTU.