- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prefeitura concede pequeno reajuste salarial e Sintese diz que lutará pelo retroativo deste ano
18 de abril de 2017 - 06:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última segunda-feira (17), os professores da rede municipal de ensino acataram unanimemente – em assembleia – a proposta do executivo lagartense de reajustar o piso salarial do magistério em 11%, a partir do mês de maio. Entretanto, o coordenador regional do Sintese, Nazon Barreto, assegurou que os professores lutarão pelo pagamento do retroativo deste ano.
“O prefeito nos informou que não tinha condições de nos conceder o reajuste completo no valor do piso e apresentou a sua proposta, que foi aceita. Mas ele não falou como irá pagar o retroativo, pois o piso deve ser pago a partir de janeiro e não somente a partir de maio. Então nós aceitamos a proposta, mas não abrimos mão do retroativo”, falou Barreto.
Os professores da rede municipal de ensino de Lagarto recebem o piso salarial de 2013, que corresponde a R$ 1.567,00.
Entretanto, o piso nacional que deve ser pago aos docentes em 2017 – segundo o Ministério da Educação – é de R$ 2.298,80, o que para os professores de Lagarto consistiria em um reajuste de 47%.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Lagarto falou que a total recomposição salarial do piso salarial dos professores será negociada a partir de janeiro de 2018, conforme os dados financeiros do exercício de 2017 e dos indicadores educacionais do ano em questão.
Reajuste mais angustia
Ainda durante a entrevista, Nazon Barreto falou que espera que o pagamento total do valor do piso salarial seja resolvido o mais rápido possível, e que o reajuste proposto pelo executivo municipal não impeça o avanço das negociações entre a categoria e a prefeitura.