- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Estudantes de Riachão do Dantas reivindicam mais segurança no transporte escolar
11 de abril de 2017 - 05:01, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na última segunda-feira (10), estudantes da rede estadual de educação no município de Riachão do Dantas, realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade reivindicando mais segurança no transporte escolar. A ação foi resultado dos últimos assaltos a ônibus escolares que transportam os discentes para a zona rural da cidade.
De acordo com o presidente do Conselho Comunitáriol de Segurança de Riachão do Dantas, Sidiclei Alves, a manifestação reuniu cerca de 900 estudantes das escolas estaduais Luiz Antônio Barreto e Lourival Fontes, ambas situadas na sede da cidade.
Segundo Alves, somente em 2017, cinco assaltos aos ônibus que fazem o transporte escolar foram registrados em Riachão. “Essa foi uma reivindicação justa porque o último assalto foi terrível: tinha arma apontada para a cabeça dos alunos e tudo mais”, relembrou o presidente do Conselho Municipal de Segurança.
Para um dos líderes da manifestação, David Galho, aluno do 3° ano médio da Escola Estadual Lourival Fontes, a ação que percorreu as principais vias riachãoense foi positiva e serviu para mostrar a união da classe estudantil.
“Esse é um assunto que temos que cobrar mesmo. Além disso, nós temos um calendário de reivindicações, mas sem data marcada, porque ainda vamos encaminhar um ofício ao juiz para que possamos receber alguma resposta das autoridades”, informou Galho.
David também falou que se nem o ofício servir para que os alunos obtenham alguma resposta, os alunos irão as ruas “com mais vontade”. Segundo o jovem, o objetivo da ação foi chamar a atenção das autoridades ligadas a segurança pública. “Nós estamos indo para a escola com medo, devido tantos roubos”, desabafou o discente.
Explicações oficiais
Diante do problema, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar (7°BPM), tenente coronel Kleberson Pinheiro, afirmou ao Lagarto Notícias que a Polícia Militar “está fazendo a sua parte” para combater a criminalidade no município, enviando diariamente uma viatura do PAC Móvel com três policiais para reforçar o contingente na região.
“Infelizmente não temos condições de escoltar todos os ônibus até os povoados, embora uma viatura os acompanhem até a rodovia. Mas a prefeita já sinalizou que está viabilizando a criação de uma Guarda Municipal em parceira com a PM, para que juntos possamos resolver essa situação”, acrescentou o tenente coronel ao reforçar a importância da criação da Guarda Municipal em Riachão do Dantas.
Além de Kleberson Pinheiro, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Sidiclei Alves, informou que o seu órgão segue atrás de parcerias que possam viabilizar a instalação do projeto de videomonitoramento em Riachão. “Já temos R$ 5 mil em caixa, mas a instalação custa R$ 15 mil”, justificou Alves.