- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias é contemplado com o Programa Melhor em Casa
6 de abril de 2017 - 09:24, por Marcos Peris
O município de Simão Dias foi contemplado com o Programa Melhor em Casa, através de portaria do mês de dezembro de 2016. Em Sergipe, Simão Dias é o segundo município do estado a contar com o programa.
O programa tem por finalidade incrementar os serviços assistenciais à população e proporcionar um atendimento mais humanizado ao usuário, levando o serviço mais próximo do mesmo com foco na atenção domiciliar.
Tem o intuito de reorganizar o processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários internados, a humanização da atenção, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários.
Coordenado em Simão Dias pela psicóloga Jaqueline Daltro, o programa Melhor em Casa conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, médico, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.
As primeiras reuniões para obter informações sobre o programa ocorreram entre os meses de fevereiro e março, e atualmente o Melhor em Casa está em fase de implantação no município simãodiense.
Pelas normas são atendidos pacientes domiciliares com diversas patologias do tipo AVC, câncer de próstata, câncer de colo uterino, paralisia cerebral, úlceras venosas e arterial, diabetes descompensada, escaras e úlceras de decúbito, dentre outras patologias.
Para ter acesso ao programa, técnicos do NASF e agentes de Saúde (PSF) realizam uma triagem para conhecer a realidade e poder averiguar caso o paciente necessite do auxílio do programa.
O usuário e a família devem concordar com a assistência domiciliar, assinando um termo de consentimento livre e esclarecido.
A meta do programa é atender em média 60 usuários /mês. As visitas domiciliares ocorrem nos horários, pela manhã das 07 às 13 horas e das 13 às 19 horas. A princípio é disponibilizado 1 viatura para atender a demanda do município.