- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hemose realiza palestra sobre cadastro de medula óssea em Simão Dias
31 de março de 2017 - 08:53, por Marcos Peris
Como parte das atividades de educação em saúde, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou uma palestra sobre a importância do cadastro de Medula Óssea numa fábrica da cidade de Simão Dias. A ação aconteceu no auditório da empresa com a participação de profissionais dos serviços de enfermagem, produção, setor de recursos humanos e Serviço de Medicina do Trabalho.
Na ocasião, a assistente social e gerente de Captação da unidade de hemoterapia, Rozeli Dantas, ressaltou que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para portadores de leucemias e aplasias medular. “Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a chance de um paciente encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil, o que torna ainda mais urgente o cadastramento constante de novos doadores”, apontou ao informar que a chance de encontrar doadores compatíveis entre aparentados, pais e irmãos é de 25%.
Após a palestra os colaboradores também assistiram a vídeos informativos que reforçam a esperança e a determinação de pacientes, que aguardam pelo transplante. “O Brasil é o terceiro banco de doadores cadastrados de medula óssea, com mais de 3 milhões de candidatos da doadores. Do outro lado tem 1,5 mil pessoas que aguardam pelo transplante”, detalhou Rozeli Dantas.
Conforme Ana Lucia Nascimento Cruz, do setor de gestão de Pessoas da fábrica, a proposta da ação é envolver todos os funcionários para realização do cadastro. “Temos reuniões semanais, que são setorizadas para que todos os profissionais participem. Nossa ideia é fazer a multiplicação dessas informações, para que os interessados possam colaborar com o cadastro, ajudando os pacientes que esperam achar um doador compatível”, destacou completando que a campanha para cadastro da medula óssea na fábrica, está prevista para acontecer durante o mês de abril.
Cadastro
Para fazer o cadastro de medula óssea é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas. O voluntário preenche um formulário com dados pessoais. Em poucos minutos é retirado apenas uma amostra com 4 ml de sangue, que passa por testes que analisam as características genéticas desse possível doador. As informações do candidato são encaminhadas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Mais detalhes sobre o serviço através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.