- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Junta Comercial reduz prazo para registro de uma empresa em Sergipe
24 de março de 2017 - 04:43, por Marcos Peris
Com a modernização do Portal de Serviços Agiliza Sergipe – ferramenta online responsável pelos processos de constituição, alteração e baixa de empresas -, no final de outubro de 2016, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) reduziu, consideravelmente, de lá para cá, o prazo para efetivação do registro empresarial no órgão.
O que antes levava dois ou até três dias úteis para ser analisado e aprovado, após o usuário ter dado entrada no setor de Protocolo da Jucese, agora, leva, em média, uma hora e vinte minutos. Os principais interessados por essa evolução, os usuários, – principalmente os profissionais da Contabilidade, responsáveis pelo registro de uma empresa na Junta Comercial – sentiram na prática a redução do tempo.
Auxiliar contábil há 13 anos, Ronaldo Santos frequenta diariamente a Junta Comercial e elogia o investimento feito pelo órgão em prol da agilidade do registro de empresas. “Teve uma redução de tempo de análise bastante significativa. De uns três, quatro meses para cá, já tiveram casos de eu dar entrada num processo e, quando retorno ao escritório, meia hora depois, já está aprovado”, relata.
“Ao dar entrada num processo na Jucese, três horas depois, o sistema já informa se está aprovado ou se entrou em exigência”, informa a auxiliar contábil Isabela Nery. Para ela, a redução de tempo faz toda diferença, pois permite que os profissionais da Contabilidade deem logo entrada em outros órgãos – a exemplo de Corpo de Bombeiros, Sefaz, Adema – para obter alvarás, licenças e efetivar, realmente, a abertura de uma empresa.
“Preocupado em dar mais agilidade ao registro empresarial no Estado, o Governo de Sergipe, por meio da Junta Comercial, investiu em tecnologia para melhorar o Portal Agiliza e, agora, os nossos usuários já estão sentido na prática os seus efeitos benéficos, como a redução do tempo. E, em breve, sentirão mais ainda, com o lançamento da tramitação totalmente eletrônica dos processos”, destaca o secretário-geral, Marcelo Passos.
Marcelo Passos ressalta ainda que o tempo médio de uma hora e vinte minutos são para os processos que dão entrada na Junta Comercial sem nenhum tipo de exigência, ou seja, um erro que precise ser corrigido ou alguma informação pendente que precise ser inserida. “Por isso, é muito importante que o usuário fique atento ao elaborar um processo para que não haja erros, contratempos futuros”, frisa.
“Quando dou entrada num processo 10h da manhã, às 13h, quando pesquiso no sistema, ele já está liberado. O Agiliza Sergipe veio, realmente, para agilizar mesmo. Mas, para isso, é importante que o processo esteja todo OK, sem erros, para que seja aprovado logo. O profissional precisa ter atenção na hora de elaborá-lo”, afirma João Pereira, profissional da Contabilidade.
Fonte: Jucese