- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Regional de Lagarto continua sob o comando da Fundação Hospitalar de Saúde
24 de março de 2017 - 16:56, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Diferentemente do que foi comunicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e replicado pela imprensa regional, o Hospital Regional de Lagarto (HRL) permanece sob a direção da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A informação foi confirmada pelo diretor do HRL, Oldegar Junior, e pelo superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Valter Santana.
Relembre: Hospital de Lagarto deverá ser federalizado na próxima sexta-feira
De acordo com o superintendente, o processo de federalização do HRL – iniciado há dois anos – ainda não foi concluído e que apesar do Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, ter manifestado o seu interesse em passar o comando da unidade para a empresa, esta não poderá assumir até que um Termo de Compromisso seja assinado.
“O secretário queria que a gente assumisse o comando do hospital durante o processo de federalização, mas precisamos assinar o termo para que possamos garantir legalmente a nossa gestão com os servidores da FHS, até que os concursados sejam convocados. Não podemos entrar na casa dos outros sem pedir permissão”, falou Valter Santana.
O Superintendente também informou que na próxima semana, o presidente da Ebserh e o Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estarão reunidos com representantes do Governo do Estado para que o Termo de Compromisso seja assinado.
Hospital continua sob a direção da FHS
A reportagem recebeu informações de que o diretor do HRL, Oldegar Júnior, havia deixado o comando da unidade na última quinta-feira (23). Entretanto, a informação foi negada pelo citado, o qual comunicou que a FHS deixará o comando do HRL quando toda a documentação estiver quite e o termo entre o Estado e a empresa for assinado.
“Esse é um processo iniciado há dois anos, que infelizmente não está correndo como queríamos, mas é assim mesmo. Entretanto, somente deixaremos a unidade quando a documentação for assinada, porque a nossa preocupação é com os servidores concursados e não com o prédio”, falou o diretor do HRL vinculado a FHS.
Vale ressaltar que o Termo de Compromisso permitirá a Ebserh gerir o HRL com os servidores ligados a fundação, até que sejam convocados os aprovados no concurso público.
O Hospital Regional de Lagarto
Hoje o HRL opera com um total de 334 funcionários divididos em três regimes contratuais: estatutários, contratados e concursados celetistas. O hospital tem capacidade para 287 internamentos e realiza cirurgias de urgência. No total, a unidade recebe mensalmente recursos que chegam a quase 550 mil reais por mês, provenientes de programas e convênios que possibilitam atendimento no Pronto-Socorro e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).