- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Seca coloca Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão do Dantas em emergência
21 de março de 2017 - 10:44, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Os municípios de Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão do Dantas, situados na região Centro Sul de Sergipe têm a estiagem reconhecida pelo Governo Federal com pedido de situação de emergência enviado ao Ministério da Integração Nacional.
Ao todo, vinte e oito municípios sergipanos estão em situação de emergência em Sergipe, que atinge 484.937 famílias, o equivalente a 86% da população sergipana.
O reconhecimento da situação de emergência é o primeiro passo para que as prefeituras recebam apoio federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Dos 30 municípios sergipanos que enviaram o pedido de ajuda aos governos municipais, estadual e federal, 26 tiveram o reconhecimento do Governo do Estado e 27 das respectivas prefeituras de Sergipe.
Além dos municípios citados, estão em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal Cedro de São João, Propriá, Telha, Porto da Folha, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Cumbe, Canindé de São Francisco, Pedra Mole, Canhoba, Nossa Senhora das Dores, Monte Alegre, Aquidabã, Japoatã, Tomar do Geru, Capela, Nossa Senhora da Glória e Carira.
Os municípios de Itabi, Salgado, Graccho Cardoso e Nossa Senhora Aparecida aguardam a homologação do Governo Federal.
Apoio
Para obter apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR) e um relatório com o diagnóstico de danos. Os dados são disponibilizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www. mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.