- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias valoriza professores com reajuste do Piso Salarial do Magistério
15 de março de 2017 - 12:57, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Mais uma vez o município de Simão Dias é destaque no estado de Sergipe por ter uma gestão comprometida com o seu povo. Desta feita, o Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese), divulgou a relação dos municípios sergipanos que cumprem o Piso Salarial do Magistério e Simão Dias aparece na listagem.
O município reajustou o piso salarial em fevereiro, assim que o Ministério da Educação (MEC) definiu o reajuste em 7,64%, passando de R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80.
De acordo com a assessora administrativa e pedagógica da secretaria de Educação, Cláudia Patrícia, o reajuste do piso aconteceu logo após o anúncio do MEC. O projeto de reajuste passou por votação na Câmara de Vereadores do município.
“Assim que foi definido o valor, o prefeito Marival anunciou o pagamento do reajuste aos professores do município. Desde 2013, existe a preocupação com a política de valorização dos docentes em Simão Dias, pois a gestão entende que a valorização é revertida em qualidade no ensino”, falou a assessora.
Em Sergipe, apenas 25 prefeituras sergipanas negociaram ou pagaram o reajuste do piso salarial aos professores.
Lei do Piso e reajuste
A Lei Federal 11.738/2008 (Lei que estabelece do Piso Salarial do Magistério) é clara ao determinar que o reajuste do piso salarial dos professores deve ser pago anualmente, sempre em janeiro, aos professores da rede pública de todo o Brasil, em todos os níveis e respeitando a carreira.
A definição usada para estabelecer o valor do reajuste do piso foi a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre os anos de 2015 e 2016.