HRL já realizou este ano quase 34 mil procedimentos de urgência e emergência

7 de março de 2017 - 11:50, por Marcos Peris

– Meu filho chegou muito mal ao hospital, sendo encaminhado à Área Amarela e, de lá, após avaliação do cirurgião de plantão, seguiu direto para o Centro Cirúrgico. A declaração é da cabeleireira Cleide Santos, de 44 anos, que na última quinta-feira (2) precisou recorrer ao serviço de  urgência e emergência do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe.

O filho dela, o vendedor F.S.V., de 21 anos, que reside no povoado Colônia 13, em Lagarto,  teve que se submeter a uma cirurgia de emergência, em virtude de uma apendicite. “Aqui dentro não tenho do que reclamar do pessoal da enfermagem e do cirurgião. Tenho mais é que agradecer. Primeiro a Deus e depois ao cirurgião que o atendeu”, ressaltou Cleide Santos, enquanto acompanhava o filho, nesta terça-feira (7), em uma das enfermarias da Clínica Cirúrgica da unidade hospitalar.

Estratégico para a Rede Estadual de Urgência e Emergência, assim como o filho da cabeleireira, o HRL já atendeu nos dois primeiros meses deste ano a quase 9 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), número que praticamente se manteve estável em comparação ao mesmo período de 2016.

O levantamento revela, no entanto,  acréscimo de 13% no número de procedimentos de urgência e emergência realizados pelo hospital primeiro bimestre de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro deste ano, esses procedimentos, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco, totalizaram quase 33.500, enquanto no mesmo período de 2016 somaram pouco mais de 29 mil.

Para o superintendente Hospital Regional de Lagarto, Oldegar Alves Júnior, o número cada vez maior de pacientes de vários municípios que o HRL recebe diariamente e outros indicadores demonstram a importância que a unidade possui para o SUS.

“São pacientes que, se não fosse a existência do HRL, naturalmente teriam que se deslocar para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. Isso prova o significado que o HRL possui hoje, não apenas para o Centro-Sul do Estado, mas também para toda a rede estadual de urgência e emergência hospitalar e para municípios circunvizinhos da Bahia”, afirma. “Da mesma forma, nossa taxa média mensal de transferência permanece abaixo de 1%, ratificando a resolutividade da unidade”, acrescenta.

Oldegar Alves Júnior

Oldegar Alves Júnior

Os serviços prestados pelo HRL, atualmente em fase de federalização para transformar-se em hospital universitário, beneficiam usuários do SUS como a dona de casa Milena dos Santos, de 19 anos, e seu filho, H.G.S.O., de 5 meses, internado desde o sábado (4), com quadro de broncopneumonia. “Meu filho chegou aqui com muita falta de ar e tossindo muito, mas já está sendo medicado e se recuperando bem”, conta a dona de casa que, no domingo (5), ao apresentar sintomas semelhantes, acabou recorrendo também de atendimento no HRL.

Dona de casa Milena dos Santos, de 19 anos

Dona de casa Milena dos Santos, de 19 anos

Outros números

No primeiro bimestre deste ano, o Hospital Regional de Lagarto já ofertou à população usuária do SUS quase 22 mil exames complementares, entre laboratoriais clínicos e por imagem, como radiologias e ultrassonografias. Apenas os laboratoriais somaram mais de 17.600 mil em janeiro e fevereiro deste ano, enquanto os radiológicos chegam a pouco mais de 2.700. No mesmo período, foram realizados ainda 521 eletrocardiogramas (ECG) e209 ultrassonografias.

Referência em ortopedia para a região Centro-Sul, o HRL já realizou este ano quase 130 cirurgias apenas nessa especialidade e ofertou perto de 470 novas internações aos usuários do SUS.  Deste total, quase 250 internações foram realizadas na Clínica Médica, 150 em Clínica Cirúrgica e 69 na Pediatria na unidade.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos ou que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. (Fotos: Tito Lívio de Santana e Arquivo/Ascom)

Hospital Regional de Lagarto

Hospital Regional de Lagarto

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br