- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Pré-universitário aprova 1.464 estudantes no ensino superior; 92 alunos do polo de Lagarto
15 de fevereiro de 2017 - 11:46, por Marcos Peris
A lista de alunos da rede estadual de educação não para de aumentar. Nesta segunda-feira, 13, o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) divulgou o resultado parcial com os nomes dos alunos inscritos no Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Pré-Uni/ Seed) aprovados no ensino superior. São mais de 1.464 estudantes vitoriosos em instituições particulares e públicas pelo país.
Do total de alunos aprovados, 816 conseguiram ingressar no ensino superior através do Sisu, 104 pelo ProUni, 17 no Instituto Federal de Sergipe (IFS), 418 em faculdades e universidades particulares, 41 no Campus da UFS/Sertão e 68 na UFS na modalidade de Ensino a Distância.
O destaque de Aracaju ficou por conta do polo do Colégio Estadual José Rollemberg Leite, que conseguiu inserir no ensino superior mais de 69 alunos. O Colégio Estadual Governador João Alves aprovou 35 alunos, 27 dos quais foram para instituições públicas federais. Na Diretoria Regional de Educação 1, o polo do Colégio Estadual Antônio Garcia Filho, em Umbaúba, 51 alunos do Pré-universitário foram aprovados.
O polo de Lagarto do Colégio Estadual Abelardo Romero conseguiu levar ao ensino superior mais de 92 alunos, mantendo o destaque da Regional 2.
O polo do Colégio Murilo Braga, em Itabaiana, na Diretoria Regional de Educação 3, 70 alunos ingressaram na universidade. Nossa Senhora das Dores, na Regional 5, o polo do Colégio Estadual Fernando Azevedo também se destacou, com 83 alunos aprovados. O polo Joana de Freitas Barbosa, em Propriá, na DRE 6, foi o destaque, com 52 alunos.
O polo do Colégio Estadual Maria das Graças Menezes, em Itabi, na DRE 7, aprovou 51 alunos. Na Grande Aracaju, o destaque ficou por conta do polo do Colégio Juscelino Kubistchek, em Nossa Senhora do Socorro, com 41 aprovados, seguido do polo do Zizinha Guimarães, em Laranjeiras, com 38 aprovados. Já o polo da Escola Estadual Evangelina Azevedo, em Nossa Senhora da Glória, aprovou 77 alunos no ensino superior na DRE 9.
Fábio Leite, coordenador do Pré-universitário da Seed, afirma que essa lista tende a aumentar por conta da divulgação dos alunos excedentes da Universidade Federal de Sergipe. “Estamos comemorando os bons índices, já que o número de aprovados vem crescendo nos últimos anos, e cada vez mais a credibilidade do Pré-universitário se consagra como um caminho para o ensino superior”, afirma.
Investimentos
Para que os alunos da escola pública pudessem alcançar esses e outros resultados, o Governo de Sergipe tem priorizado em sua gestão a área da educação e tem feito significativos investimentos na melhoria da qualidade do ensino ofertado à sociedade sergipana nos colégios estaduais, como também vem ampliando desde 2015 a oferta de vagas e o número de polos do Pré-universitário/Seed.
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-Uni tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito, e que está presente em 29 municípios, distribuídos por todas as regiões do Estado, beneficiando anualmente mais de 5.500 estudantes.