- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Seagri e Cohidro vão ativar poços e barragens em assentamentos de Poço Redondo
9 de fevereiro de 2017 - 05:20, por Marcos Peris
Assessoria
Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Esmeraldo Leal e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), José Carlos Felizola Soares Filho estiveram, no início da semana, no povoado Queimadas e no assentamento Serra da Guia, em Poço Redondo. Foram atender demandas pela instalação de dois poços e recuperação também de duas barragens comunitárias e de médio porte, que farão parte da edição 2017 do Programa de Recuperação de Pequenas e Médias Barragens. Iniciativa do Governo de Sergipe que contará com R$ 1.200.000 do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Nessas localidades do semiárido município distante 140 km de Aracaju, a ação do Governo do Estado é presente na perfuração e instalação de poços dotados de dessalinizadores, através do ‘Água Doce’. O programa federal em Sergipe é gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e coopera na manutenção de poços e sistemas de bombeamento a Cohidro, ligada à Seagri. A função desses sistemas de abastecimento de água é o abastecimento humano, atendendo 233 famílias. Agora se pretende suprir, para os próximos verões, a carência que os pequenos criadores têm quando a água para dar de beber aos rebanhos, instalando poços e recuperando antigas barragens.
Segundo Felizola, desde 2008 a Cohidro já recuperou mais de 2.000 barragens do tipo encontrado nos assentamentos e dará início ao seu Programa de Recuperação agora, em fase de seleção das mais prioritárias. “Estão sendo estudadas as 12 médias barragens no Estado que reúnem tanto a urgência por obras, quanto a quantidade de famílias atendidas e a viabilidade do projeto que pode ser feito. A intenção é de fazer o mesmo que nas outras localidades atendidas no passado, essas duas populações estejam mais bem preparadas para as próximas secas. Reformando essas aguadas, ampliando a capacidade que elas têm de acumular a água da chuva e assim, resistir por períodos mais longos de estiagem”, disse o presidente.
José Sandro, mais conhecido por Sandro da Guia, presidente da Associação Quilombola Manoel Rosendo da Guia, considerou a visita bastante produtiva, por dar sinal verde para a realização da obra no Serra da Guia. “Para a gente é gratificante, é muito bom essa limpeza da barragem. Foi uma surpresa porque a gente cobrou, mas não tinha uma data. Quero agradecer também a Belivaldo (Chagas, vice-governador), que é uma pessoa que sempre que a gente fala, ele está ativo e recebe a gente no gabinete dele. O Governador (Jackson Barreto) também recebeu a gente, ouviu nossas demandas e está atendendo. Graças a Deus está acontecendo e nós, da comunidade, estamos muito felizes com essa notícia boa, surpresa boa”, externou.
Poços
Diretor de Infraestrutura da Empresa, Paulo Henrique Machado Sobral, explicou que quanto aos poços, o trabalho é de continuidade ao serviço já iniciado pela Empresa. “Os poços foram perfurados pela Cohidro e carecem agora só da instalação do sistema de bombeamento e armazenamento de água. Em convênio com a Prefeitura de Poço Redondo, serão duas demandas inseridas no nosso cronograma da Dipoços (Divisão de Instalação e Manutenção de Poços da Cohidro) e vão ser atendidas com prioridade, já que se trata do Alto Sertão, onde a seca é ainda mais severa”, argumenta.
Esmeraldo reitera que a presença de ações do Estado é grande nas comunidades e defende que, além do consumo humano, os poços devem ser aproveitados para a dessedentação do gado. “Na Serra da Guia têm três poços perfurados pela Cohidro, um deles com a vazão muito boa e tem outro, com a ação da Secretaria de Meio Ambiente, que é o ‘Água Doce’. O que a gente percebeu é que, além do grau de satisfação que a comunidade tem com relação à água doce, tem necessidade também de ter água para consumo animal. E com isso é importante que a gente reforce a parceria com a Prefeitura, para que possa instalar o poço de água salgada que tem a vazão boa”, avalia.
O secretário, depois de visitar a barragem a ser recuperada no Queimadas, ainda seguiu viagem até o Assentamento Gualté, em Canindé de São Francisco. Movidos à energia elétrica ou eólica, lá 14 poços perfurados e instalados pela Cohidro servem ao consumo humano, animal e irrigação, principalmente das pastagens que alimentam o gado. “Uma visita com a dupla intenção de conversar com a comunidade e ver um empreendimento com relação à industrialização de leite e também acompanhar os cata-ventos instalados vinculados a poços”, completou Esmeraldo.
Presenças
Participaram da visita dos gestores estaduais, o ouvidor Geral do Estado, Luiz Eduardo Costa; o assessor da Seagri, José Dias; o vereador Luís Alberto e o ex-prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo.
Barra da Onça
Há duas semanas, Esmeraldo e Felizola estiveram no assentamento Barra da Onça, também em Poço Redondo. Depois de se reunirem com os moradores, ficou definida a perfuração de três novos poços e a construção de três barragens de terra atendendo, respectivamente, ao consumo humano e a dessedentação animal. Na semana seguinte, estiveram na localidade os técnicos da Cohidro: a Geóloga Samiramisthais Linhares, para fazer a locação dos poços e o Engenheiro Civil Valdi Porto Aragão, demarcando a localização mais propícia para a escavação das barragens.