- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Secretaria discute ampliação do Programa Água Doce para o município de Poço Verde
17 de janeiro de 2017 - 09:00, por Marcos Peris
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Olivier Chagas, vai avaliar o pedido do prefeito do município de Poço Verde, Igor Oliveira (PSC), para a implantação de sistemas de dessalinização referentes ao programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Banco Mundial, e que visa aumentar a oferta e acesso à água de boa qualidade, utilizando tecnologias sustentáveis.
Em Poço Verde, segundo o prefeito, existem 20 poços artesianos desativados, que poderiam ser utilizados pelo programa. “Viemos conversar com o secretário a respeito do Água Doce. Hoje, Poço Verde possui cerca de vinte poços artesianos desativados. A ideia é ceder esses poços à Semarh para levar mais água às pessoas”, sugeriu o prefeito, já direcionando a instalação das máquinas para os povoados Lagoa do Junco e Rio Real, que são isolados e com mais de 700 pessoas em cada comunidade.
“Hoje, essas pessoas só recebem água por meio de carro-pipa, fornecido pela Deso. Então, levar o programa Água Doce para essas localidades seria muito interessante. Queremos trabalhar em parceria com o Governo para que nosso município possa viver o novo momento de água potável”, destacou o gestor, que estava acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Rita de Cássia.
Atento ao pedido, Olivier Chagas informou que, antes de qualquer encaminhamento, é preciso ser feito um estudo relacionado ao índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mortalidade infantil e constatação da escassez hídrica, além do aval do MMA e do Banco Mundial.
“Recebemos o pedido e encaminharemos para a nossa equipe fazer o estudo. Esse programa, antes de ser executado, precisa de estudos fundamentados. Uma vez aprovado, vamos buscar autorização junto ao Ministério do Meio Ambiente e Banco Mundial, que é quem dá o aval, por sermos conveniados com eles para a execução do programa. Vejo com bons olhos o interesse do prefeito em implantar os dessalinizadores. Vamos avaliar”, prometeu Olivier.
‘Água Doce’
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.
Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.