HRL fecha 2016 com quase 235 mil procedimentos e 62 mil pacientes atendidos

7 de janeiro de 2017 - 00:29, por Marcos Peris

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, encerrou 2016 com quase 235 mil procedimentos de urgência e emergência, 62 mil pacientes assistidos e 1.074 cirurgias realizadas, entre gerais e ortopédicas. É o que revela o balanço anual da unidade, com base nos relatórios de produção do HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL)

Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL)

De acordo com o balanço da unidade, que está em processo de federalização para ser mais um dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), durante todo o ano passado foram realizados 234.170 procedimentos, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco.

Esse número foi 36,6% superior ao registrado em 2015, quando foram realizados 171.388 procedimentos de urgência e emergência. O total de pacientes atendidos no ano passado (61.908) foi superior em 8,8% se comparado ao verificado em 2015, quando o HRL assistiu 56.853 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), procedentes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), de outras regionais de Sergipe, além de cidades da Bahia que fazem divisa com o Estado, como Paripiranga, Adustina, Fátima, Adustina e Nova Soure.

Apenas o Pronto Socorro do HRL foi responsável, no ano passado, por 54.360 atendimentos, entre clínica médica, pediátrica, ortopédica e cirúrgica. Em clínica médica, a urgência da unidade realizou 26.852 atendimentos, enquanto os da pediátrica totalizaram 7.535, a ortopédica mais 14.869 e a clínica cirúrgica outros 5.104.

No ano passado, os serviços de urgência e emergência do HRL garantiram assistência a usuários do SUS como K.S.L, de 1 ano e um mês de idade, filho da auxiliar de serviços gerais Flaviane Barbosa Santos Loriano, de 28 anos. Natural de Itaporanga D’Ajuda, mas residente em Salgado, ela precisou recorrer quinta-feira passada (29) à urgência do HRL. “Nós procuramos primeiro o posto de Saúde, mas como não havia médico e a ambulância trouxe meu filho para o Hospital de Lagarto”, contou Flaviane.

“É a primeira vez que precisamos recorrer ao Hospital de Lagarto. Meu filho chegou apresentando uma infecção de pele e uma broncopneumonia, mas já está se recuperando bem. O atendimento tem sido bom”, disse na quarta-feira (4) a auxiliar de serviços gerais, enquanto acompanhava a criança, internada em uma das enfermarias da Pediatria do HRL.

Avanços

De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, 2016 foi um ano de reafirmação do importante papel do Hospital Regional de Lagarto para a rede estadual de urgência e emergência. “No ano passado, consolidamos ainda mais uma posição estratégica dentro da rede estadual hospitalar de Sergipe, com avanços significativos, em especial na área de ortopedia, como uma referência para a região Centro-Sul. Tanto que fechamos 2016 com quase 850 cirurgias realizadas nessa especialidade e quase 15 mil tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, contribuindo assim para desafogar a procura por esse serviço no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju”, ressaltou.

Oldegar Alves Junior

Oldegar Alves Junior

Segundo ele, outro dado importante diz respeito à resolutividade do HRL, medida através  de indicadores hospitalares, como a taxa média mensal de transferência externa da unidade, que no ano passado foi ainda menor que a de 2015. “Encerramos 2016 com uma taxa média  de 0,54%, portanto, ainda um pouco abaixo da média de 2015, que foi de 0,57%. Isso demonstra que avançamos ainda mais em resolutividade, pois em torno de 99% dos pacientes que foram atendidos no HRL tiveram seus problemas de saúde resolvidos aqui mesmo, transferindo apenas os casos que necessitaram de um atendimento de maior complexidade”, esclareceu.

Cirurgias

O HRL fechou 2016 com um total de quase 5 mil cirurgias realizadas desde abril de 2012, quando foi ativado o Centro Cirúrgico da unidade. Somente no ano passado, foram 1.074 cirurgias, sendo 834 ortopédicas e 240 gerais. Os serviços deste setor beneficiaram usuários do SUS como o lavrador José Cláudio de Oliveira Santana, 38 anos, que reside no Povoado Cajazeiras, em Lagarto e que acabou fraturando uma das pernas ao cair de um cavalo.

“No início de setembro retornava do trabalho, quando o cavalo escorregou na terra molhada e caiu sobre a minha perna direita”, conta o lavrador. Ele foi trazido à época ao HRL pelo Serviço Móvel de Atendimento às Urgências (Samu), sendo submetido a uma cirurgia de urgência. “Agora tive que retornar e na última sexta-feira (30 de dezembro) fiz a revisão e um novo procedimento cirúrgico. O atendimento aqui tem sido bom”, reconheceu o lavrador na quarta-feira (4), enquanto se recuperava em uma das enfermarias da Clínica Cirúrgica do hospital.

Outros números

Também em 2016, de acordo com o balanço anual, o Hospital Regional de Lagarto ofertou quase 167 mil exames complementares, sendo que 139.351 foram laboratoriais clínicos. De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade ainda realizou 19.374 exames radiológicos e promoveu 3.501 novas internações.

Municípios

O relatório anual estratificado por município revela que Lagarto (sede e municípios) foi a procedência de 74,6% dos quase 62 mil usuários assistidos em 2016 pelo HRL. Ao todo, foram atendidos 46.207 cidadãos domiciliados em Lagarto. Depois deste, na região Centro-Sul, Simão Dias e Salgado foram os municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL, respectivamente com 1.934 (3,1%) e 1.476 (2,3%) usuários do SUS assistidos pela unidade.

O quarto município com maior número de pacientes beneficiados foi São Domingos, na região Agreste de Sergipe. De lá, no ano passado, o HRL atendeu 796 pessoas, o que corresponde a 1,28% do total de usuários assistidos na unidade em 2016.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Hospital Regional de Lagarto ainda atendeu a 617 (0,99%) pacientes de Tobias Barreto; 489 de Poço Verde; 473 de Riachão do Dantas; 401 de Campo do Brito; 339 de Boquim;  259 de Estância; 229 de Itabaiana e 182 de Aracaju. Paripiranga foi o município da Bahia, na divisa com Sergipe, que mais encaminhou pacientes em 2015 ao HRL, com 345 cidadãos assistidos na unidade.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br