- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL fecha 2016 com quase 235 mil procedimentos e 62 mil pacientes atendidos
7 de janeiro de 2017 - 00:29, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, encerrou 2016 com quase 235 mil procedimentos de urgência e emergência, 62 mil pacientes assistidos e 1.074 cirurgias realizadas, entre gerais e ortopédicas. É o que revela o balanço anual da unidade, com base nos relatórios de produção do HRL, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
De acordo com o balanço da unidade, que está em processo de federalização para ser mais um dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), durante todo o ano passado foram realizados 234.170 procedimentos, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco.
Esse número foi 36,6% superior ao registrado em 2015, quando foram realizados 171.388 procedimentos de urgência e emergência. O total de pacientes atendidos no ano passado (61.908) foi superior em 8,8% se comparado ao verificado em 2015, quando o HRL assistiu 56.853 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), procedentes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), de outras regionais de Sergipe, além de cidades da Bahia que fazem divisa com o Estado, como Paripiranga, Adustina, Fátima, Adustina e Nova Soure.
Apenas o Pronto Socorro do HRL foi responsável, no ano passado, por 54.360 atendimentos, entre clínica médica, pediátrica, ortopédica e cirúrgica. Em clínica médica, a urgência da unidade realizou 26.852 atendimentos, enquanto os da pediátrica totalizaram 7.535, a ortopédica mais 14.869 e a clínica cirúrgica outros 5.104.
No ano passado, os serviços de urgência e emergência do HRL garantiram assistência a usuários do SUS como K.S.L, de 1 ano e um mês de idade, filho da auxiliar de serviços gerais Flaviane Barbosa Santos Loriano, de 28 anos. Natural de Itaporanga D’Ajuda, mas residente em Salgado, ela precisou recorrer quinta-feira passada (29) à urgência do HRL. “Nós procuramos primeiro o posto de Saúde, mas como não havia médico e a ambulância trouxe meu filho para o Hospital de Lagarto”, contou Flaviane.
“É a primeira vez que precisamos recorrer ao Hospital de Lagarto. Meu filho chegou apresentando uma infecção de pele e uma broncopneumonia, mas já está se recuperando bem. O atendimento tem sido bom”, disse na quarta-feira (4) a auxiliar de serviços gerais, enquanto acompanhava a criança, internada em uma das enfermarias da Pediatria do HRL.
Avanços
De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, 2016 foi um ano de reafirmação do importante papel do Hospital Regional de Lagarto para a rede estadual de urgência e emergência. “No ano passado, consolidamos ainda mais uma posição estratégica dentro da rede estadual hospitalar de Sergipe, com avanços significativos, em especial na área de ortopedia, como uma referência para a região Centro-Sul. Tanto que fechamos 2016 com quase 850 cirurgias realizadas nessa especialidade e quase 15 mil tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, contribuindo assim para desafogar a procura por esse serviço no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju”, ressaltou.
Segundo ele, outro dado importante diz respeito à resolutividade do HRL, medida através de indicadores hospitalares, como a taxa média mensal de transferência externa da unidade, que no ano passado foi ainda menor que a de 2015. “Encerramos 2016 com uma taxa média de 0,54%, portanto, ainda um pouco abaixo da média de 2015, que foi de 0,57%. Isso demonstra que avançamos ainda mais em resolutividade, pois em torno de 99% dos pacientes que foram atendidos no HRL tiveram seus problemas de saúde resolvidos aqui mesmo, transferindo apenas os casos que necessitaram de um atendimento de maior complexidade”, esclareceu.
Cirurgias
O HRL fechou 2016 com um total de quase 5 mil cirurgias realizadas desde abril de 2012, quando foi ativado o Centro Cirúrgico da unidade. Somente no ano passado, foram 1.074 cirurgias, sendo 834 ortopédicas e 240 gerais. Os serviços deste setor beneficiaram usuários do SUS como o lavrador José Cláudio de Oliveira Santana, 38 anos, que reside no Povoado Cajazeiras, em Lagarto e que acabou fraturando uma das pernas ao cair de um cavalo.
“No início de setembro retornava do trabalho, quando o cavalo escorregou na terra molhada e caiu sobre a minha perna direita”, conta o lavrador. Ele foi trazido à época ao HRL pelo Serviço Móvel de Atendimento às Urgências (Samu), sendo submetido a uma cirurgia de urgência. “Agora tive que retornar e na última sexta-feira (30 de dezembro) fiz a revisão e um novo procedimento cirúrgico. O atendimento aqui tem sido bom”, reconheceu o lavrador na quarta-feira (4), enquanto se recuperava em uma das enfermarias da Clínica Cirúrgica do hospital.
Outros números
Também em 2016, de acordo com o balanço anual, o Hospital Regional de Lagarto ofertou quase 167 mil exames complementares, sendo que 139.351 foram laboratoriais clínicos. De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade ainda realizou 19.374 exames radiológicos e promoveu 3.501 novas internações.
Municípios
O relatório anual estratificado por município revela que Lagarto (sede e municípios) foi a procedência de 74,6% dos quase 62 mil usuários assistidos em 2016 pelo HRL. Ao todo, foram atendidos 46.207 cidadãos domiciliados em Lagarto. Depois deste, na região Centro-Sul, Simão Dias e Salgado foram os municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL, respectivamente com 1.934 (3,1%) e 1.476 (2,3%) usuários do SUS assistidos pela unidade.
O quarto município com maior número de pacientes beneficiados foi São Domingos, na região Agreste de Sergipe. De lá, no ano passado, o HRL atendeu 796 pessoas, o que corresponde a 1,28% do total de usuários assistidos na unidade em 2016.
De janeiro a dezembro do ano passado, o Hospital Regional de Lagarto ainda atendeu a 617 (0,99%) pacientes de Tobias Barreto; 489 de Poço Verde; 473 de Riachão do Dantas; 401 de Campo do Brito; 339 de Boquim; 259 de Estância; 229 de Itabaiana e 182 de Aracaju. Paripiranga foi o município da Bahia, na divisa com Sergipe, que mais encaminhou pacientes em 2015 ao HRL, com 345 cidadãos assistidos na unidade.