- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto recebe novas médicas cubanas
22 de dezembro de 2016 - 11:26, por Alexandre Fontes
Por Morgana Barbosa
Na tarde da última terça-feira, 20, desembarcaram no aeroporto Santana Maria, na capital sergipana, mais duas médicas cubanas que atuarão no Estado através do Programa Mais Médicos. As profissionais seguiram direto para o município de Lagarto, onde desenvolverão suas atividades.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu o grupo através da coordenadora Estadual de Atenção Básica, Áurea Torres; juntamente com a referência técnica do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos, Rosana Apolônio; e a representante da Organização Pan-americana de Saúde, Dra Marta Maldonado.
“Essas profissionais irão integrar as equipes de saúde da família. Com isso, proporcionarão uma assistência de qualidade nas ações de serviços que são inerentes as atribuições da atenção primária”, destacou Áurea Torres.
“Estou muito contente por estar aqui com vocês, e minha expectativa é de trabalhar muito pela saúde do Brasil”, revelou a médica cubana, Yumisleidys Perez. Na semana passada, dia 15, outros 10 médicos chegaram ao Estado. Eles contribuirão com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em oito municípios sergipanos.
Procedimentos
Os novos médicos que chegaram a Sergipe integram o fluxo de substituição dos 51 profissionais que deixaram o estado entre os meses de outubro e novembro, após três anos de atuação. Ao todo, já desembarcaram, durante este mês, 12 profissionais. “Eles ficam aqui por dois anos, podendo prorrogar a permanência por mais um ano”, esclareceu Áurea Torres.
Ela acrescenta que os médicos seguem do aeroporto direto para os municípios onde desenvolverão suas atividades. “Nós fazemos contato prévio com os gestores municipais para que tudo flua tranquilamente. Através de representantes, as prefeituras acompanham os médicos até o local onde eles realizarão as ações”, finalizou.